«Com a chegada da família ID. da Volkswagen queremos tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. Para milhões e não para milionários». Esta é uma das frases iniciais do comunicado de imprensa que a Volkswagen distribuiu para chamar a atenção para a apresentação de hoje, que será iniciada pelo meio-dia, onde será revelada a versão final do primeiro ID. Esta apresentação marcará também o início das reservas. Não será o primeiro veículo elétrico da marca alemã, mas será o primeiro modelo criado de raiz para ser elétrico – os VW e-Golf e e-Up assentam em plataformas desenvolvidas para automóveis com motores de combustão.
A frase mencionada parece indicar que a Volkswagen vai cumprir a promessa de lançar um carro 100% elétrico de grande autonomia a um preço similar ao do Golf. Vamos ter de esperar até ao início da tarde para saber mais informações, mas já existem automóveis 100% elétricos vendidos abaixo dos €40.000, como é o caso do Renault Zoe e do Nissan LEAF. E mesmo o Tesla Model 3 tem um preço de entrada abaixo dos 50 mil euros. Preços que dificilmente podem ser considerados «para milionários».A
![ID._02.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/14286389ID._02.jpg)
Um dos protótipos do VW ID., a base do carro que vai ser hoje apresentado, já circulou em Portugal numa apresentação aos media
marca alemã continua a garantir que pretende ser líder na mobilidade elétrica a nível global com o objetivo de atingir um milhão de carros elétricos em 2025. Um número que a VW considera um «ambicioso». Mas recorramos que a Tesla já vendeu mais de 500 mil carros elétricos e anunciou recentemente que pretende atingir a marca de um milhão até ao final do próximo ano, o primeiro ano de comercialização do ID. que vai ser hoje anunciado e cinco anos antes do objetivo da VW. A Nissan também anunciou recentemente que o LEAF já ultrapassou as 400 mil unidades vendidas em todo o ano, o que significa que a Nissan deverá chegar a um milhão de unidades de VEs (veículos elétricos) vendidos antes de 2025. O mesmo deverá acontecer com a Renault.
De acordo com os rumores e informações já disponibilizadas pela VW, o primeiro ID. deverá ter um custo base abaixo dos 30 mil euros, autonomia real superior a 300 km e uma dimensão exterior similar ao do atual VW Golf, mas com o espaço interior mais próximo do VW Passat – uma das consequências de se usar uma plataforma totalmente desenvolvida para VEs é a melhor relação entre espaço a bordo e espaço exterior em consequência da ausência do motor de combustão interna.
![Familia ID._02.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/14286388Familia-ID._02.jpg)
A família ID.: protótipos já mostrados pela VW