Depois de anunciar o concept car Minimó, um elétrico compacto para transporte urbano partilhado, a Seat anunciou uma parceria com a IBM para desenvolver uma solução de inteligência artificial capaz de sugerir rotas usando diferentes tipos de transporte, incluindo carros, motas, bicicletas, transportes públicos ou até trotinetes. O Mobility Advisor vai usar o serviço de base cloud IBM Watson «para fornecer aos utilizadores uma interface de conversação que os ajuda a planear e otimizar rotas, bem como sugerir alternativas de transporte que melhor se adaptem às suas necessidades».
O comunicado da Seat não revela grande detalhes, mas sabe-se que a solução poderá funcionar sobre redes 4G e 5G e que vai ser capaz de aprender com os hábitos do utilizador, viagens anterior e considerar uma grande variedade de fatores, incluindo o estado do trânsito, as previsões meteorológicas e eventos que possam estar planeados para o dia. Deste modo, o sistema terá capacidades preditivas, não se limitando a analisar o estado do trânsito. De acordo com a análise das diferentes variáveis e do destino pretendido pelo utilizador, o Mobility Advisor deverá ser capaz de recomendar, de modo dinâmico, diferentes tipos de transporte e até percursos pedonais. O que significa que poderá, por exemplo, recomendar ao utilizador que comece a viagem no carro, mude para um comboio e conclua o percurso numa trotinete – a Seat já tem a eXS.
O desenvolvimento vai ser feito através da XMOBA, empresa independente da Seat que testa novas soluções para melhorar mobilidade, e pela Viewnext, uma filial da IBM em Espanha. A marca de Barcelona «irá analisar uma futura integração do Mobility Advisor com o Justmoove, a plataforma de soluções de mobilidade colaborativa que a empresa oferece aos seus clientes».