A Rolls-Royce é a mais recente fabricante a mostrar o seu EVTOL, de Electric Vertical Take Off and Landing. O projeto da marca de luxo não vai ser completamente elétrico, uma vez que usa turbinas a combustível para alimentar os propulsores. A Rolls Royce explica que há uma bateria para armazenamento de energia e que as turbinas servem para a descolagem, acelerando o processo.
O veículo vai ser bastante silencioso e capaz de transportar pessoas até 800 quilómetros a velocidades que podem chegar aos 400 km/h, noticia o Engadget. Embora o objetivo principal seja o transporte coletivo de passageiros (ou individual para os mais abastados), a Rolls Royce também prevê utilização militar ou de transporte de cargas para o seu EVTOL.
Apesar de nesta fase apenas existirem projetos 3D, a Rolls Royce acredita que este veículo poderá cruzar os céus já no início da próxima década. O motivo para esta confiança é que prevê usar tecnologia já existente. Ainda não há informações sobre qualquer parceria que já tenha sido estabelecida neste sentido, nem se conhecem preços ou datas mais concretas para lançamento.