Quando entrámos no primeiro Pipistrel Velis Electro da International Flight Academy (IFA), o contador de tempo de voo total, o equivalente ao odómetro de um carro, ainda só marcava três horas. Estávamos em junho, no Aeródromo Municipal de Viseu, apenas alguns dias depois de o primeiro avião 100% elétrico certificado ter feito o voo inaugural no nosso país. Aos comandos, o piloto Sérgio Almaça, que não escondia o seu entusiasmo por estar associado ao pioneirismo dos primeiros voos de um avião sem emissões em Portugal, explicou-nos que, em termos de desempenho e instrumentos, a versão elétrica do Pipistrel Velis é similar à versão com motor a combustão. Na verdade, a versão elétrica “tem maior disponibilidade, reagindo de imediato quando aplicamos potência, à semelhança do que acontece com os carros elétricos”, assegurou, destacando ainda “a distribuição do peso das baterias, que torna a aeronave muito estável”. E o menor ruído: “em voo houve-se algum ruído, mas até podemos conversar dentro do cockpit, o que não conseguimos fazer na versão da aeronave com motor a combustão”. O que se confirmou logo depois, quando fomos os primeiros convidados a voar no Velis Electro em Portugal. Sérgio Almaça é instrutor de voo na IFA. Uma empresa mais conhecida pela formação, de pilotos, mecânicos e pessoal de cabine, mas que também representa comercialmente a Pipistrel. Isto significa que o Velis Electro já pode ser adquirido no nosso país.
Reportagem no Exame Informática TV, emitido a 30 de junho na SIC Notícias