Uma equipa de investigadores da Universidade de Colorado Boulder desenvolveu uma técnica avançada de carregamento de equipamentos elétricos que tira partido do conhecimento de como os iões se movem nos supercapacitadores. Os cientistas conseguiram colocar os iões a movimentar-se de forma mais eficiente, o que acelera o carregamento.
O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, descreve que é possível carregar um telemóvel dos 0 aos 100% em apenas um minuto ou mesmo menos.
O trabalho serviu ainda para modificar uma lei científica, lei de circuito Kirchhof, que vigora há mais de 175 anos e que descreve o fluxo de eletrões num fio na maior parte das classes. Os investigadores concluem agora que os iões se movem de forma fundamentalmente diferente nas intersecções de poros à nanoescala quando comparado com como se movem os eletrões em áreas próximas.
Para criar um carregador de próxima geração e capaz de tirar partido desta ‘nova’ forma de movimentação, os cientistas terão de encontrar o ‘elo perdido’ e um novo tipo de armazenamento de energia.
A possibilidade de carregamento quase instantâneo pode vir a abrir portas para uma maior adoção de carros elétricos e a uma utilização muito mais conveniente de aparelhos como telefones, portáteis ou outros.