A Varda Space Industries está a desenvolver pequenos laboratórios de produção de fármacos fora da Terra – nesta experiência em específico, foram criados cristais de ritonavir, um componente usado em fármacos para o tratamento do vírus da imunodeficiência humana (VIH). E para isso colocou, há alguns meses, uma cápsula a orbitar o planeta Terra. Agora, a empresa aeroespacial também tem outro feito digno de nota com a disponibilização de um vídeo, de perspetiva na primeira pessoa, captado por uma câmara colocada no exterior da cápsula durante o regresso ao planeta.
A cápsula W1 regressou à Terra no final do mês de fevereiro e aterrou numa base militar dos EUA, depois de ter estado oito meses em órbita a aguardar autorização governamental para regressar, lembra o Engadget.
“Aqui está um vídeo da nossa cápsula a rasgar a atmosfera em Mach 25 [2.381 km/h], sem renderizações, são filmagens em bruto”, escreve a Varda numa publicação no X onde também disponibiliza um link para o vídeo completo publicado no YouTube.
As amostras dos cristais de ritonavir vão agora ser analisadas por uma empresa farmacêutica para atestar a qualidade das mesmas e verificar se existem propriedades diferentes relativamente aos fármacos semelhantes produzidos na Terra.