A LeasePlan publica anualmente o Estudo de Mobilidade onde faz a análise do TCO (custo total de posse) dos vários segmentos de carros que disponibiliza em renting. Dados que a empresa fornece aos clientes para tomarem uma decisão mais informada sobre a escolha dos carros que constituem as frotas das empresas.
Se as edições anteriores deste estudo já apontavam para as vantagens dos elétricos em termos de TCO, a edição de 2023 dá uma vitória para os elétricos em quase toda a linha. Foram analisados nove segmentos, dos utilitários aos pequenos furgões, para sete intervalos de quilometram anual (dos 10.000 aos 40.000 km, em intervalos de 5000 km). Nesta matriz de 9×7, a gasolina apenas ganhou em dois segmentos: utilitários até 10.000 e até 20.000 km. O gasóleo não consegue uma única vitória entre os automóveis ligeiros de passageiros, sendo apenas viável no segmento dos pequenos furgões. Mas mesmo neste segmento, os elétricos são mais económicos para quem faz 40 mil ou mais quilómetros por ano.
Outra conclusão do estudo é a perda da competitividade dos híbridos plug-in (PHEV), que só dominam no segmento dos pequenos familiares premium – neste segmento, os 100% elétricos só são a melhor opção para quem faz mais quilómetros. Os PHEV também são a escolha financeiramente mais interessante nos pequenos familiares SUV, mas apenas para quem faz até 15 mil km por ano.
Os restantes pontos da matriz foram todos pintados de verde, ou seja, foram ganhos por automóveis 100% elétricos.
Mais caros
O estudo da LeasePlan confirma, ainda, a tendência inflacionária. Além do aumento do preço dos carros, há que considerar outros aumentos que influem o custo total de posse, como a subida das taxas de juro e o aumento dos preços dos combustíveis e da energia. Só na componente preço, a LeasePlan estima um aumento médio de 9%, comparando agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. Um acréscimo que resulta não só dos preços de catálogo mais elevados, mas, também da redução dos descontos feitos pelas marcas.
Solução 360 para elétricos
Em consequência do aumento de procura de elétricos pelas empresas, uma procura que a LeasePlan considera que deverá continuar a aumentar, a empresa anunciou novas soluções com integração do serviço de carregamento, incluindo na modalidade de DPC (Detentor de Posto de Carregamento). Nesta solução, é possível instalar postos de carregamento ligados à Mobi.E nas empresas e na casa dos colaboradores. As vantagens apontadas são a facilidade de utilização, já que o condutor pode carregar a bateria do carro usando o mesmo cartão ou app que usa na rede pública, gestão da informação e, até, preço. Não só porque na modalidade de DPC a empresa será a dona do posto, pelo que o custo de carregamento não incluirá a componente custo do Operador de Posto de Carregamento (o que acontece na rede pública), mas, também, porque a LeasePlan consegue negociar descontos com os Comercializadores de Energia para a Mobilidade Elétrica.
Há diferentes opções para este serviço: a solução Home, para instalação em casa do condutor; HomePlus para instalação em condomínios; zPlus, que integra reembolsos entre colaborador e empresa; e Biz, uma solução que inclui serviços de apoio da EDP, parceira da LeasePlan, para avaliar o local de instalação, recomendar o dimensionamento e até estabelecer sistemas de balanceamento de carga e smart charging.