O Parlamento Europeu votou favoravelmente a decisão de tornar o USB tipo-C como ligação padrão para o carregamento de aparelhos eletrónicos vendidos no continente. A Apple, como já se antecipava, é uma das principais afetadas pela decisão, uma vez que a empresa de Cupertino prefere as ligações lightning. Agora, em entrevista ao Wall Street Journal, o vice-presidente Greg Joswiak afirma “obviamente, vamos ter de cumprir”, confirmando assim que vêm aí os iPhone com carregador USB tipo-C.
O executivo lembrou, na mesma entrevista, que a UE forçou a adoção do micro-USB há 10 anos, com a mesma preocupação de que os utilizadores tinham de obter vários adaptadores para trabalhar com os diferentes conectores nos periféricos e que a Apple criou os cabos destacáveis, que permitiram mudanças fáceis. Esta estratégia permitiu que mais de mil milhões de pessoas pudessem usar os cabos lightning, em vez de os mandar fora e gerar lixo eletrónico.
Joswiak não confirma se a mudança vai aplicar-se em todos os mercados ou apenas para os iPhone e iPad vendidos na Europa a partir de 2024.