Na terceira fase do concurso Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, promovido pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, com a colaboração do Ciência Viva, Centro de Psicologia da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana, os candidatos foram avaliados pelo seu equilíbrio, coordenação, agilidade e resistência. Durante as provas, 125 candidatos, de todo o país, com idades entre os 14 e os 18 anos, foram submetidos a pranchas com rodas, superfícies instáveis, fizeram testes de vaivém e de abdominais. Tudo para provar que são feitos da mesma matéria de que são feitos os astronautas.
Deste processo de seleção, que decorreu em Oeiras, na Faculdade de Motricidade Humana, e na Escola Secundária de Gondomar, ao longo de todo o dia de sábado, 4, resultarão 60 finalistas, que passarão então à quarta e última fase de seleção: uma entrevista. Em setembro, os 30 eleitos terão a oportunidade de saborear a sensação de microgravidade, durante um voo parabólico, a bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace, descolando de um aeroporto nacional.
Nas duas fases de seleção anteriores tinham sido avaliadas a perceção espacial e a lógica dos candidatos. A lista dos sessenta melhores candidatos será divulgada no dia 8 de junho.