A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu o prémio Born from Knowledge (BfK) ao Smart Trap, desenvolvido no Projeto FDControlo pelo INESC-TEC. Iniciativa propõe uma armadilha inteligente que permite a monitorização remota do inseto vetor da Flavescência Dourada, cinco a dez vezes mais pequeno que outros insetos detetados por armadilhas e proporciona um combate ao desperdício agrícola, além de diminuir a utilização de pesticidas graças à deteção precoce, reduzindo os prejuízos e custos de controlo da doença.
A solução proposta incide sobre o setor vitivinícola, ajudando a assegurar um bom estado fitossanitário das videiras e combatendo uma doença que afeta o rendimento da produção e implica elevados custos para o controlo. Nesta armadilha, o inseto da Flavescência Dourada é capturado numa fita cromática, com a identificação a ser feita por um sistema de captura de imagem que é transmitida periodicamente sem fios e arquivada.
O protocolo de comunicação e o software usados são de código aberto e agnósticos a qualquer sistema de apoio à decisão e compatíveis com redes LoRA, LTE e WiFi, o que permite classificar à distância e emitir um alerta aquando da presença dos insetos.
O projeto está em fase de testes e, depois de validado o protótipo e registada a propriedade intelectual, será apresentado a empresas de tecnologia que promovam soluções nesta área de forma a chegar ao utilizador final, explica o comunicado de imprensa. Os planos de expansão incluem apresentações em feiras da especialidade e parcerias com produtores nacionais e internacionais para garantir produção em escala, além de sessões de demonstração e experimentação em quintas parceiras.
A distinção BfK surge no âmbito da 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, cujo destaque é o tema da Sustentabilidade.