A 15ª edição do grande evento que distingue, anualmente, empreendedores, inovadores e empresas na área da Tecnologia decorreu a 25 de novembro no EPIC Sana Marquês em Lisboa, com streaming em direto – pode ver ou rever aqui.
Os Melhores de Portugal Digital
Estas foram as marcas, os fabricantes, os inovadores e as ideias que mereceram ser distinguidos pela Exame Informática.
Marca Nacional
Sound Particles
Um milhão de sons diferentes a tocar ao mesmo tempo. É esta a escala alcançável com o software de design de áudio Sound Particles, desenvolvido pela startup portuguesa com o mesmo nome que nasceu em Leiria. O software está, por exemplo, na megaprodução de cinema, Dune, e também em jogos como o Fortnite, aumentando a qualidade do som e poupando tempo. “O que fizemos foi criar software nativamente 3D. Temos um espaço virtual infinito, vazio, e vamos pondo lá fontes sonoras”, explica o fundador Nuno Fonseca.
Menções honrosas
Feedzai
Não há no mundo sistema mais eficiente de combate à fraude financeira do que o algoritmo desenvolvido pela empresa, que se tornou unicórnio este ano, ao atingir uma valorização de mil milhões de dólares.
Critical TechWorks
A contratar a um ritmo alucinante, a ‘joint venture’ entre a portuguesa Critical Software e a BMW está a trabalhar no automóvel do futuro, desenvolvendo soluções digitais para automóveis, que já estão disponíveis nos novos i4 e iX.
Fabricante do ano
Xiaomi
Novas lojas, quiosques temporários, recrutamento de colaboradores, Portugal é um mercado importante para a empresa chinesa, afirmou o responsável Tiago Flores, por altura da apresentação das inaugurações que irão acontecer até ao Natal. Com um portefólio vastíssimo e produtos que se destacam pela relação qualidade/preço, tornando-se muito difíceis de bater. Esta vantagem está bem expressa na preferência dos consumidores, o que elevou a Xiaomi a segunda marca de telemóveis mais vendida.
Menções honrosas
Apple
AirPods com seis horas de autonomia, MacBook Pro renovados, o iPhone 13, com as suas variantes, e, ainda mais importante, processadores M1 da própria Apple fizeram deste um grande ano para a marca liderada por Tim Cook.
Asus
Um ano cheio de lançamentos importantes em segmentos tão variados como o das placas-mãe e dos portáteis. Nos smartphones, o topo de gama ZenFone 8, leve e poderoso, destaca-se da concorrência.
VOLT
Miio
A mais recente novidade da empresa portuguesa de mobilidade elétrica emprega um algoritmo para proceder a uma avaliação “imparcial e fundamentada” de cada posto de carregamento para veículos elétricos. Esta funcionalidade vem assim enriquecer a aplicação que permite ao utilizador simular o preço final do carregamento, comparando-o com tarifários de outros CEMEs (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), e carregar de forma simples, usando apenas o telemóvel.
Menções honrosas
Oeiras Eco Rally – Portugal
Neste rally ecológico, só cabem veículos 100% elétricos, numa prova de regularidade e eficiência que vem desmistificar muitas ideias erradas associadas aos veículos elétricos.
KIA EV6
É o carro do ano para a Exame Informática. Este 100% elétrico é um verdadeiro familiar com design diferenciador. Distingue-se também pela capacidade de estacionamento autónomo e pela elevadíssima velocidade de carregamento
Responsabilidade social
Lab in a Box/Suitcase
A Ciência só é verdadeiramente democrática quando chega a todos. Velhos e novos, ricos e pobres. Este projeto idealizado e posto em marcha por investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência leva kits de investigação às escolas portuguesas (versão Box) e às universidades nos PALOPs (versão Suitcase). Depois de aprenderem a trabalhar e também a construir e reparar os equipamentos em Portugal, os cientistas africanos regressam aos países de origem munidos de uma mala, que leva o essencial para pôr a funcionar um laboratório de Biologia Molecular.
Menções honrosas
Fundação José Neves
Mudar o mundo só é possível através da educação. É nisso que acredita o fundador da Farfetch, José Neves, que pretende contribuir para transformar Portugal numa sociedade do conhecimento.
Escola 42
É a profissão mais requisitada no mundo e não se prevê que a tendência se venha a alterar nos próximos anos. Na Escola 42 formam-se programadores informáticos, através de um sistema de ensino inovador e gratuito.
Serviço Digital
Amazon Prime
Chegou este ano a Portugal e foi como uma nova Restauração – até então o serviço só estava disponível nos termos definidos para o mercado espanhol. A subscrição custa 3,99 euros mensais (em Espanha custa 5,99 euros) e inclui envios gratuitos e acesso à plataforma de streaming de filmes e séries, Amazon Prime Video. A assinatura inclui ainda os serviços Prime Lightning Deals, para descontos temporários, o Prime Day, o Prime Gaming e também armazenamento ilimitado na plataforma Amazon Photos.
Menções honrosas
RTP Play
Disponível na box dos operadores MEO, NOS e Vodafone, a plataforma da televisão pública oferece filmes, documentários, concertos, num total de mais de 150 mil conteúdos exclusivos.
e-Fatura
Validar e classificar faturas no seu telemóvel nos tempos mortos pode evitar stresses no último dia do prazo. A aplicação também permite ver facilmente o seu saldo do IVAucher, a originalidade financeira, nascida com a pandemia.
Inovação
RubyChip
Não invasivo, fácil de usar e sem exigir uma grande amostra de sangue, este chip, nascido no INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia, representa um método completamente inovador de realizar biópsias líquidas e antecipar o aparecimento de metástases. Para ser possível levar a tecnologia ao mercado, foi criada a start-up RUBYnanomed, apoiada pelo programa de financiamento do Conselho Europeu de Inovação, Accelerator, com sete milhões de euros. A deteção da invasão baseia-se no tamanho e rigidez do núcleo das células malignas.
Menções honrosas
Green
Gerar energia a partir da comunicação entre algas – é isso que se procura neste projeto, coordenado pelo investigador da Universidade de Coimbra Paulo Rocha. Limpa e de baixo custo, é uma nova fonte de energia.
e-Skin
Tatuagens eletrónicas fáceis de produzir permitem monitorizar dados de saúde e de exercício físico, podendo ser aplicadas em todo o tipo de superfícies. Baixo custo e flexibilidade são as grandes vantagens da tecnologia.
As Maiores do Portugal Tecnológico
Estas são as empresas do setor tecnológico mais riqueza, conhecimento e emprego geram no nosso país. Estas distinções foram atribuídas pela Exame Informática com o apoio técnico da Iberinform.
Inovação & Desenvolvimento
Critical Manufacturing
A empresa vencedora foi fundada em 2009 pela Critical Software, dedica-se ao desenvolvimento de tecnologia para a indústria 4.0. A aposta na inovação é notória já que mais de 70% dos colaboradores estão na área de investigação e desenvolvimento.
Fast Mover Volume de Negócios
Feedzai
A tecnológica portuguesa que mais cresceu. E que crescimento! Não foi um crescimento de dois dígitos, nem sequer de três… Entre 2019 e 2020, a vencedora desta categoria cresceu cerca de 1200%.
E, no início deste ano, passou a ser considerada Unicórnio.
Fast Mover Emprego & Exportação
Critical TechWorks
A mesma empresa, a criada pela Critical Software e pela BMW para desenvolver software para os carros e fábricas da marca alemã, ganhou na categoria Fast Mover Emprego e na categoria Exportação, o que significa que foi, simultaneamente, a empresa que mais emprego gerou e mais exportou, quando cruzamos os valores absolutos com os valores relativos.
Distribuição
Tech Data Portugal
O advento da transição digital não é novo, mas ganhou uma forte aceleração com o embate da pandemia. A vencedora da categoria Distribuição, fez um significativo esforço de modernização tecnológica em hardware e software para conseguir aproveitar a oportunidade. O resultado foi uma faturação superior a 430 milhões de euros.
Fabrico
Siemens
Na categoria Fabrico temos um vencedor já habitual. Uma empresa que opera em setores fundamentais da economia global, incluindo indústria, infraestruturas, transportes e saúde. Em Portugal, uma das evoluções recentes foi o desenvolvimento e produção de carregadores para veículos elétricos. Mais uma unidade de produção com futuro, que demonstra a aposta contínua da Siemens no nosso país.
Serviços
Farfetch
A vitória vai para uma empresa que, rapidamente, passou de startup a líder mundial do mercado onde opera, o comércio online de moda de luxo. Uma área que viu as vendas a explodirem, fruto dos confinamentos que aconteceram um pouco por todo o mundo. A Farfetch continua a crescer a dois dígitos em volume de negócios, mas também no número de colaboradores.
Telecomunicações e Top Score
MEO
A Meo é, uma vez mais, a maior tecnológica e a maior empresa de telecomunicações a operar em Portugal. Análise feita com base no volume de negócios desta marca que faz parte da Altice Portugal.
Resiliência
PHC Software
O Prémio Resiliência resulta de uma análise cuidada da Iberinform a mais de uma dezena de parâmetros com vista a diagnosticar a saúde global da empresa. Este grande prémio vai para a PHC Software, que abriu recentemente novas instalações no Porto e Oeiras com o grande objetivo de criar a melhor experiência para trabalhar em Portugal, bem como desenvolver a área da cidadania e da responsabilidade social.