A OutSystems, empresa portuguesa responsável pela criação de uma plataforma low-code, anunciou o lançamento de uma nova plataforma de aplicações, que permite às equipas de desenvolvimento a criação de aplicações de última geração na cloud, chamada Project Neo.
A plataforma foi projetada para resolver os maiores desafios das organizações, como a gestão das mudanças, a escassez de talentos para o desenvolvimento de software e a necessidade de modernizarem os seus projetos. Esta permite que qualquer empresa construa aplicações personalizadas na cloud, com a capacidade de escala global e contínua, combinando os benefícios de produtividade do desenvolvimento visual com uma arquitetura cloud assente em Kubernetes e num container de última geração, hospedada na Amazon Web Services (AWS).
A nova aposta da marca funciona como se centenas de profissionais de software fossem adicionados à equipa de desenvolvimento de uma empresa, utilizando ferramentas que só estão ao alcance da elite tecnológica. Ao democratizar o processo de desenvolvimento, os clientes da OutSystems podem construir plataformas que combinam containers e Kubernetes com tecnologias cloud de última geração como, por exemplo, serverless, gestão auto-escalonável de bases de dados e descentralização da orquestração aplicacional efetuada através de eventos e mensagens.
O Project Neo permite que as equipas das empresas movam as suas aplicações obsoletas para a cloud, criem novas aplicações e mais estratégias ou avancem para iniciativas de transformação digital, desde processos internos a aplicações móveis, ao:
- Lidar com aspetos críticos e indiferenciados do desenvolvimento, libertando os developers para que se possam focar no código que proporciona inovação e vantagem competitiva. Automatiza os processos de DevOps, gere um cloud runtime avançado, documenta automaticamente o código, resolve dependências de código, realiza testes de regressão, aplica standards de arquitetura, adiciona continuamente novos recursos da plataforma e mantém todo o sistema atualizado ao minuto.
- Executar práticas de DevOps de elite, permitindo que os developers façam alterações críticas em aplicações em horas, em vez de dias ou semanas, incluindo várias alterações críticas a cada dia sem aumentar a dívida técnica (technical debt).
- Garantir que todas as aplicações na cloud estejam sempre ativas e com tecnologia de ponta, atualizando constantemente com as novas tecnologias cloud mais recentes sem afetar as aplicações já em produção.
- Escalar automaticamente aplicações para o consumidor e para B2B em grandes picos de procura: pode ser difícil prever quando as comunidades de utilizadores podem crescer, mas os developers podem construir com confiança, pois as aplicações podem escalar para centenas de milhões de utilizadores conforme as organizações e a utilização de aplicações aumenta.
- Empoderar o trabalho de developers individuais e de grandes fábricas de software empresarial, mantendo qualquer equipa de desenvolvimento a funcionar com produtividade e desempenho máximos e permitindo que centenas de developers trabalhem simultaneamente e atualizem continuamente os portefólios de aplicações.
Com mais de 14 milhões de pessoas a utilizar as aplicações criadas na plataforma OutSystems – desde aplicações móveis, sites para o consumidor, aplicações para promover trabalho colaborativo ou para estender outros sistemas centrais como, por exemplo, a Microsoft, SAP e Salesforce -, agora a empresa “ultrapassa os limites do desenvolvimento tradicional de software” com “uma plataforma que permite a qualquer equipa de desenvolvimento construir qualquer aplicação à escala da internet”, onde “as empresas podem dar-lhes ferramentas líderes do setor que fomentam a criatividade nos seus negócios e que lhes permite alcançar uma elevada vantagem competitiva”, explica Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems em comunicado.
O Project Neo já está disponível para pré-visualização antes do seu lançamento oficial em 2022, onde ficará ao lado da plataforma OutSystems 11. Os developers podem testar o OutSystems 11 gratuitamente em OutSystems.com e registarem-se para a pré-visualização do Project Neo no mesmo site.