George Cann e Anthony Bourached são alunos de doutoramento em aprendizagem automática na Universidade de Londres, no Reino Unido, e fundaram a Oxia Palus, uma empresa que pretende ressuscitar obras de arte perdidas, com recurso a tecnologia. Desta feita, a dupla encontrou um retrato nu de uma mulher agachada, escondido sob um quadro original de Pablo Picasso.
O “Lonesome Crouching Nude” foi pintado na tela antes de 1903, data em que Picasso criou por cima o “The Blind Man’s Meal”. Este retrato escondido foi revelado por uma imagem de raios-X fluorescente (XRF) e depois foram usadas técnicas de processamento de imagem para revelar os verdadeiros contornos da pintura. Por fim, a equipa treinou um algoritmo de Inteligência Artificial para recriar as pinceladas de Picasso e recorreu a uma impressora 3D para imprimir o quadro ‘oculto’ numa nova tela.
O nu data do chamado Período Azul de Picasso e presume-se que o artista não quisesse ter pintado por cima: “Naquela altura, ele era pobre e os materiais artísticos eram caros, por isso, provavelmente pintou por cima de um trabalho anterior com muita relutância”, explica George Cann à CNN. “Espero que Picasso ficasse feliz por saber que o tesouro que escondeu para as gerações futuras está a ser revelado, 48 anos após a sua morte e 118 anos depois de o quadro ter sido escondido”, complementa o investigador.
A mesma figura feminina é retratada noutras obras e em alguns desenhos, pelo que se assume que o artista pudesse ter uma afinidade com a mulher retratada.
Ty Murphy, especialista nem obras de Pablo Picasso e que trabalha para a Domos Art Advisors, afirma que o quadro entretanto recriado, com base nas descobertas tecnológicas, assemelha-se a uma obra do Período Azul, mas uma análise mais próxima de um perito permitiria revelar que o quadro não é um original do artista. Ainda assim, este especialista considera que, com tempo, a tecnologia vai conseguir produzir resultados muito convincentes. Por outro lado, o perito também não vê qualquer inconveniente com este tipo iniciativas: “A História mostra-nos que as pessoas sempre emularam o trabalho dos artistas. Isto é uma exploração da mente de Picasso”.
O trabalho criado pela tecnologia vai estar em exibição na Deeep AI Art Fair, em Londres.