Jane Manchum Wong, uma investigadora reputada por antecipar novidades das tecnológicas, avançou que o Twitter se prepara para lançar o Twitter Blue, um serviço pago que oferece funcionalidades extra aos utilizadores. Mediante uma mensalidade de 2,99 dólares, os utilizadores do Blue passam a ter acesso às coleções, para melhor organizar as suas mensagens e à possibilidade de cancelar a publicação de um tuíte, como o Gmail permite anular o envio de um email.
A Twitter não escondeu os planos de lançar um serviço por subscrição. Em janeiro, a empresa adquiriu a Revue, um fornecedor de newsletters que permite escrever e publicar emails de subscrições e há poucas semanas comprou a Scroll, uma empresa que, mediante uma subscrição, remove anúncios de sites de notícias. As funcionalidades destas duas empresas, que continuam disponíveis de forma independente, engrossam agora as capacidades do Twitter Blue, explica o The Guardian.
Segundo Wong, a empresa está ainda a explorar a possibilidade de ter não só uma modalidade, mas vários escalões de preços, onde os utilizadores que pagam mais, têm acesso a novas funcionalidades e experiências.
Depois das manobras a que se têm assistido no segmento da publicidade online e com a Apple a ativar mecanismos que exigem maior transparência das apps, a Twitter vê-se obrigada a procurar outras formas de subsistência para garantir a viabilidade económica.