A ZETA foi anunciada nesta terça-feira e, entre os fundadores, encontram-se a Uber, a Tesla, a Siemens e a Lucid Motors, entre outros, num total de 28 empresas. A Zero Emission Transportation Association pretende fazer lóbi nos EUA para criar o ambiente económico, político e social que permita uma maior aposta nos veículos 100% elétricos (VE).
O esforço inicial desta associação passa pela recomendação de cinco políticas de incentivo à venda de carros elétricos, passando por incentivos financeiros à compra, melhorias à infraestrutura necessária para a instalação de postos de carregamento e outras necessidades dos VE, maior foco na produção doméstica e apoio federal à investigação e desenvolvimento na indústria.
A ZETA pretende continuar o apoio de 7500 dólares iniciado pelo ex-presidente Barack Obama em 2009 e que se destina aos consumidores. Já o presidente em fim de mandato, Donald Trump, tentou, nos últimos quatro anos, eliminar esta benesse fiscal, mas empresas como Tesla e General Motors lutaram para mantê-la.
A agenda do novo presidente eleito, Joe Biden, parece estar sincronizada com muitos dos objetivos da ZETA pelo que resta perceber como é que a organização vai ser recebida a partir de 20 de janeiro, quando este tomar posse.
Veja a lista dos fundadores da ZETA, de acordo com o Engadget:
- ABB
- Albemarle Corporation
- Arrival
- ChargePoint
- ConEdison
- Copper Development Association, Inc.
- Duke Energy
- Edison International
- Enel X
- EVBox
- EVgo
- Ioneer
- Li-Cycle
- Lordstown Motors
- Lucid Motors
- Piedmont Lithium
- PG&E Corporation
- Proterra
- Redwood Materials
- Rivian
- Siemens
- Southern Company
- SRP
- Tesla
- Vistra
- Volta
- Uber
- WAVE