Imagine que acede à app bancária ao visitar uma agência, pode ter logo um assistente virtual que o reconhece, dá as boas-vindas e pergunta se precisa de ajuda. Quer perceber melhor aquele novo fundo de investimento? Sem problemas, o assistente analisa o seu perfil e apresenta opções que fazem match consigo. Nada de produtos genéricos para todos, apenas aquilo que corresponde ao seu perfil.
Este cenário futurista já está a caminho, graças à inteligência artificial (IA). Os bancos estão a usar esta tecnologia para dar um serviço mais personalizado, rápido e seguro. É como ter um gestor bancário particular sempre contigo, disponível 24 horas por dia.
Infelizmente todos nós já tivemos de responder às mesmas perguntas vezes sem conta. A IA resolve isso. Chatbots inteligentes esclarecem as suas dúvidas simples e resolvem problemas básicos a qualquer momento. Precisa de marcar uma reunião com o seu gestor? Sem filas, a IA trata disso no imediato e pode dar já alguma informação para ir preparando a reunião.
Mas a IA vai além da conveniência. Pensa em segurança. A IA analisa as suas transações e identifica padrões suspeitos. Se tentar usar o seu cartão noutra cidade, o banco pode entrar em contacto contigo para confirmar se és tu mesmo. Fraudes? Nem pensar!
A IA também ajuda a evitar problemas. Através da análise de dados, o banco consegue prever situações como um eventual atraso no pagamento do crédito à habitação. Assim, pode entrar em contacto consigo e sugerir soluções antes que as coisas se compliquem. Muitas vezes os problemas podem se resolvidos através de boa comunicação e evitando complicações e custos adicionais.
Claro, a IA não substitui o contacto humano. Aqueles gestores supersimpáticos que o conhecem pelo nome vão continuar a existir. Eles são super capacitados para resolver casos únicos como o seu, hoje a IA pode apenas complementar o trabalho deles, liberando-os para darem um aconselhamento mais especializado e personalizado.
A banca do futuro é digital e inteligente. A IA pode ajudar a inclusão de muitos, por exemplo dos mais velhos por ter a capacidade de ouvir e relatar a terceiros, por exemplo aos filhos da necessidade dos pais, preparando as operações para serem validadas. A IA não muda a forma como lidamos com o nosso dinheiro, mas pode facilitar nos detalhes que nos escapam como não especialistas. É uma relação ganha-ganha: clientes mais satisfeitos e bancos mais fortes.