A transformação digital coloca grandes desafios às organizações nomeadamente no desenvolvimento do seu negócio e na relação com os seus clientes. No contexto económico atual é, por isso, cada vez mais relevante para as organizações o foco nas suas atividades principais (core) e a otimização das atividades secundárias (não core).
O recurso ao outsourcing de processos (Business Process Outsourcing – BPO) e a desmaterialização são, neste sentido, soluções que permitem melhorar os índices de eficiência e eficácia das empresas, sendo essencial a escolha de um parceiro de confiança, que assegure a qualidade do serviço prestado. Os CTT – Correios de Portugal contam com uma experiência de 20 anos em Consultoria e Gestão de Processos de Outsourcing, através da Newspring, empresa do grupo com cartas dadas no setor da banca e seguros com soluções de BPO de diferentes processos e operações de Contact Center.
Os CTT realizaram no passado dia 5 de julho, nas Cavalariças do Hotel Pestana Palace, o primeiro evento CTT BPO Sessions, que contou com a presença de clientes de diversos setores de atividade, parceiros e oradores de renome. A sessão centrou-se na partilha de experiências, promovendo a proximidade e o networking.
Partilha de experiências e networking no CTT BPO Sessions
Marco António Silva, da Microsoft, foi um dos oradores convidados do evento, tendo apresentado a importância da utilização da Inteligência Artificial nas empresas. Também Raffaele Carpi, da consultora McKinsey, se juntou para falar da Criação de Valor nas organizações com BPO. Seguiram-se três painéis de debate: o primeiro dedicado ao BPO, o segundo focado no Contact Center e o terceiro sobre Gestão Documental, centrados na partilha de experiências dos diversos clientes.
Foi possível compreender como os CTT, com o seu portfólio e experiência, responderam aos desafios de cada um, implementando soluções onde o acompanhamento e a evolução são pontos-chave para o sucesso, reforçando a sua confiança enquanto parceiro de BPO, Contact Center e Gestão Documental.
Para Cláudia Castro, responsável pelo setor de pagamentos a prestadores da Generali, a parceria com os CTT deu bons frutos. “Reduzimos, em média, o tempo de processamento de pagamentos em 36% e incrementámos também em 44% o processamento efetivo dos pagamentos”.
Também a EDP referiu ter já “indicadores muito bons”, com o tempo de resposta aos problemas dos clientes a diminuir “2 dias”, indicou João Ildefonso, business analyst da EDP Comercial, responsável pela gestão do Printing e Finishing.
Na sessão dedicada ao Contact Center, Alexandra Gomes, da Carris, confessou que tem recebido “imensos elogios dos clientes na parte de atendimento ao cliente”, o que é revelador de que “as coisas estão a correr bem”.
Jorge Ramos, gestor especialista do BPI na área logística, cliente dos CTT na área da Gestão Documental, garante que “é um parceiro estratégico [….] conhece a forma como trabalhamos e está sempre disposto à mudança”.
O evento contou, ainda com a presença de vários parceiros que apresentaram soluções disruptivas e complementares nestas áreas de atuação.
Maior eficiência com soluções BPO, Contact Center e Gestão Documental
Business Process Outsourcing
As soluções de Business Process Outsourcing (BPO) CTT recorrem a equipas de analistas de processos com experiência e know how reconhecida em setores como a banca, seguros e serviços, que permitem colocar-se no lugar do cliente e ouvir e entender as suas necessidades. A grande mais-valia é a aposta na melhoria contínua, com foco em novos métodos de trabalho e na inovação tecnológica, como é o caso da Inteligência artificial (IA), com o intuito de apresentar soluções cada vez mais robotizadas e automatizadas.
Contact Center
A gestão dos canais de contacto com os clientes é, hoje, um dos maiores desafios das organizações. Pela sua multiplicidade,a complexidade aumenta, dificultando a garantia de uma uniformização do contacto e consistência da informação. Os CTTdisponibilizam soluções de backoffice e frontoffice nas áreas de servicing (atendimento ao cliente, suporte nas áreas de cobranças, retenção de clientes e gestão de reclamações) e nas áreas inbound e outbound comercial e avaliação da satisfação de clientes.
Gestão Documental
Independentemente da dimensão e setor de atividade das empresas, agilizar a circulação interna de documentos é um processo nem sempre fácil. Os CTT dispõem de um conjunto de serviços que vão desde a digitalização de documentos (correio, contratos, documentos contabilísticos, entre outros) e respetiva recolha de metadados para integração nos sistemas dos clientes, passando pelo arquivo físico e digital e destruição confidencial de documentos. Com estes serviços, as empresas beneficiam de maior eficiência operacional, redução de custos, facilidade e rapidez de acesso à informação e garantia de preservação de documentos.
Pode contactar os CTT sobre estas soluções aqui.