O atual momento de pandemia que vivemos veio reforçar a necessidade de as empresas adotarem estratégias de transformação digital. Neste contexto, assume particular importância a manutenção dos clientes e consumidores como fator determinante da sustentabilidade das organizações, independentemente do seu setor de atuação.
A experiência do cliente (CX), apesar de não ser um tópico recente, está a ganhar cada vez mais o seu espaço, e a nova realidade em que vivemos acentua ainda mais a importância de cada organização conhecer profundamente quem são os seus clientes e quais são as suas expectativas.
Para as empresas, a experiência do cliente é um aspeto fundamental do modelo de negócio. As métricas de Customer Experience e a custormer journey são a base das operações diárias, dos investimentos de longo prazo e das decisões estratégicas. Sendo o CX essencial para obter vantagens competitivas, a lealdade do cliente é gerida com a mesma diligência que o lucro e toda a organização é centrada no conceito de “cuidar melhor dos clientes”.
Auscultando as diferentes empresas que passaram por estas transformações, é possível assinalar três principais obstáculos:
A inexistência de estratégia CX: não há um responsável end-to-end da experiência do cliente que forneça uma visão e uma estratégia consistentes que possam ser aceites e seguidas por todos. Isto faz com que, à medida que se integram novos canais, produtos e serviços, exista o risco das novas tecnologias e aplicações serem adicionados de forma desconectada e isolada. E, no final, os clientes experimentam um conjunto de pontos de contato distintos e desconectados.
O peso das soluções Legacy: as empresas cresceram ao longo de décadas com processos de expansão, fusões, aquisições, criando produtos novos, entrando em novos mercados. A complexidade tecnológica introduzida, para suportar todos estes processos, acaba por provocar inércia na hora de mudar. Mesmo que seja definida uma estratégia clara ao nível do CX, o peso do IT em manter as aplicações existentes deixa pouco espaço para se investir em inovação e em projetos CX.
Escassez de recursos: com a rápida evolução das tecnologias digitais as empresas procuram contratar mais recursos com competências de programação adequadas às tecnologias mais modernas, o que provoca uma escassez de recursos. Particularmente verdade, numa geografia como a nossa, integrada numa realidade europeia e numa dinâmica de, a partir Portugal, servir muitas outras geografias, tornando o nosso mercado ainda mais competitivo, agressivo, pequeno e consequentemente escasso.
Neste sentido, a CGI fornece serviços end-to-end que proporcionam conhecimento, soluções, estruturas e ferramentas da indústria e da tecnologia OutSystems, que permitem que os nossos clientes possam gerir com maior agilidade os seus negócios, a sua vantagem competitiva, a transformação e que tenham uma maior eficiência de custos.
O OutSystems é uma plataforma de Low Code que permite desenvolver visualmente toda a aplicação, integrar-se facilmente nos sistemas existentes e adicionar o seu próprio código personalizado quando necessário. A tecnologia Low Code permite ajudar os programadores a encontrar soluções de forma mais fácil, e a reduzir o tempo de evolução das aplicações, acelerando o seu desenvolvimento até 10 vezes mais. Esta plataforma traduz-se assim num acelerador da transformação digital e de inovação nas organizações, para além de ser uma vantagem competitiva num mercado cada vez mais agressivo.
As empresas líderes irão cada vez mais optar por soluções à medida versus soluções comerciais. Soluções que potenciem o conhecimento específico das organizações em áreas core pode voltar a ser diferenciador e traduzir-se numa vantagem competitiva. Já em 2022 o IDC prevê que o uso de aplicações comerciais irá cair 20 pontos, passando de 95% para 75%. Esta tendência quando articulada com outra, que de acordo com IDC, em 2025, o número de organizações que lançam código diariamente irá crescer 57%, passando de 3% em 2019 para 60%, significa que estamos claramente num caminho em que a flexibilidade e agilidade serão determinantes para o sucesso das empresas.
Assim, apostar nesta tecnologia, como base para soluções para o negócio, implica que se tenha uma visão e um conhecimento profundos do mesmo. Como empresa tecnologicamente independente a aposta em tecnologia como a OutSystems implica uma responsabilidade acrescida, e as sinergias de parceria que se criam, sem perder o valor que a garantia de independência traz, é o valor constante de que procuramos a melhor solução para cada desafio.