É certo que só deve chegar em 2029, mas só o facto de já existir e estar a repousar é motivo de sobra para celebrar. Os sete produtores que integram o grupo Baga Friends anunciaram que está a nascer o primeiro espumante sob a sua alçada. A colheita foi feita no ano passado, e agora é tempo de esperar.
“Estamos a evoluir para um novo patamar, queremos um produto diferente, com a marca Bairrada, que é um espumante mas com casta Baga. Cada produtor contribuiu com cerca de 300 litros, vai ser engarrafado agora e deveremos ter cerca de 3 mil garrafas prontas a abrir daqui a cinco anos”, refere Luis Pato, dos Baga Friends, num comunicado a que a EXAME teve acesso. “O objetivo é ter um espumante rosado, nobre no paladar e que acompanha o melhor do que se faz pelo mundo interiro”, reafirma Luis Pato.
A notícia chega no mesmo dia em que os Baga Friends anunciam um dia de portas abertas: no próximo 4 de maio, Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio abrem as portas das suas adegas para levar os mais curiosos numa viagem pela tradição e a qualidade dos vinhos da Bairrada. Esta é também uma oportunidade única para os entusiastas de vinho conhecerem de perto o legado e a excelência desta casta que arrisca tornar-se numa das mais relevantes dos próximos anos.
Esta é uma iniciativa que os Baga Friends têm promovido anualmente, e que garante a quem adquirir bilhete a oportunidade de circular livremente entre as sete adegas, num horário que vai das 10h e as 18h, sem necessidade de marcação. Pode aproveitar para fazer degustações de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e, o mais diferenciador, conhecer e falar com os produtores.
Filipa Pato vai aproveitar para dar a conhecer a sua recém-inaugurada adega, enquanto a Quinta das Bágeiras, a celebrar 35 anos, promete comemorações a preceito. Já Luís Pato terá uma organização de festas local para vender bifanas.
Os Baga Friends juntaram-se para elevar a Baga, uma casta que foi muitas vezes preterida por ser da Bairrada – e esqueça os vinhos frisantes da região que lhe servem sempre com o leitão. São bons, mas há muito mais para além desses como, aliás, são disso exemplos as referências destes sete (e de tantos outros) produtores.
“Este grupo já fez imenso pela Baga. A casta está definitivamente na moda e aqueles que há anos criticavam a Baga, hoje acham que ela é o máximo. Isso traduz o trabalho dos Baga Friends”, refere ainda Luís Pato. “Aqui cada um trabalha a Baga à sua maneira, com a sua identidade e com a sua abordagem própria. O segredo do nosso sucesso é esse mesmo: revelar que é através da soma do todo que conseguimos revelar a excelência desta casta a nível mundial”, frisa Paulo Sousa.
No mesmo dia 4 de maio pode ainda ter a oportunidade de jantar com os sete Baga Friends, num momento organizado no Rei dos Leitões, onde naturalmente o leitão será harmonizado com vinhos feitos a partir da casta que lhes dá nome, naturalmente.
Juntos, os Baga Friends têm mais de 70ha de Baga plantados, o que representa quase metade das suas áreas totais de vinha.