O Estado a apoiar uma política industrial e a eleger setores estratégicos para investir? Ou cortar impostos, diminuir burocracias e custos de contexto, dando condições para o setor privado investir mais? Estas são duas das principais diferenças entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro na economia que querem para Portugal. A EXAME de março, já nas bancas e disponível em edição digital, traz-lhe um dossiê de análise às principais medidas do PS, da Aliança Democrática – e também dos outros partidos – para empresas, fiscalidade, habitação, rendimentos e serviços públicos. Em entrevista, Francisco Assis e Joaquim Miranda Sarmento explicam em pormenor as propostas das duas maiores forças políticas na frente económica.
Mas nem só de eleições se faz este número da EXAME. Pode encontrar toda a informação sobre a nossa iniciativa anual 1000 PME – em parceria com a EY e a Informa DB e com o apoio da Ageas Seguros – que distingue as melhores pequenas e médias empresas do País, em vários setores de atividade. Uma oportunidade para conhecer o retrato das PME nacionais e o seu peso na economia e para descobrir qual foi eleita para empresa do ano.
Há espaço ainda para uma viagem ao topo das torres de comunicação na Europa. A visita guiada foi feita por Nuno Carvalhosa – CEO do cluster da Cellnex que agrupa a atividade do grupo espanhol na Irlanda, em Portugal e nos Países Baixos – que revisita a sua carreira e perspetiva o negócio de infraestruturas de telecomunicações. Falando em topo, pode também conhecer nesta edição os novos voos da IFA – International Flight Academy, a escola de pilotos nacional que fez recentemente um forte investimento em aviões elétricos.
Nesta edição, houve também espaço para uma conversa de duas horas com Jorge Milne e Castro, que anunciou a passagem de testemunho do grupo que criou e explicou à EXAME como preparou o seu plano de sucessão na Carmo Wood, um grupo que fatura mais de €100 milhões.
Na Girl Talk deste mês, Sofia Serra-Silva, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Sandra Marques Pereira, investigadora do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, olharam para os desafios que o País enfrenta, em período de mudança de ciclo político. Desafeição, ideologias e desinformação foram alguns dos temas em destaque.
Na opinião, Pedro Afonso explica como uma conversa com um taxista pode ser uma boa forma de se perceber os mitos e os estigmas à volta de temas como o lucro e a competitividade; Pamela Macedo mostra qual a importância das vantagens competitivas; Inês Vaz Pereira analisa o impacto da Inteligência Artificial nas competências do futuro; Ana Roldão revela como uma maior representatividade de mulheres em cargos de chefia traz vantagens para todos; e Soumodip Sarkar reflete sobre a liderança das nações.
Tudo isto e muito mais – como as sugestões de leitura ou de vinhos deste mês ou o teste ao Kia EV9 – para ler nesta Exame de março. Boas leituras!