O Governo acaba de rever o Plano Nacional de Energia e Clima e tem metas ambiciosas para o aumento da capacidade instalada de eletricidade no país, que deverá mais do que duplicar até 2030. Um passo que é visto como essencial para a descarbonização da economia portuguesa, já que 85% da eletricidade quer-se obtida a partir de fontes renováveis.
Na edição de setembro da EXAME fomos falar com os gigantes da energia – e não só – e damos-lhe a conhecer os projetos e os milhões envolvidos, mas também os obstáculos à concretização deste audacioso plano que quer colocar Portugal no pelotão da frente da transição energética, e onde não faltam tecnologias inovadoras. A completar este dossier, uma entrevista exclusiva com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que explica que os objetivos da política energética passam por conseguir exportar energia para o resto da Europa e usar o crescimento nas renováveis para criar uma cadeia de valor e trazer mais indústria para Portugal.
Nesta edição encontra ainda mais duas grandes entrevistas: aproveitámos as férias de Jim Rowan, líder mundial da Volvo Cars, em Cascais – onde tem casa – para uma conversa sobre liderança e os desafios que o setor enfrenta, numa transformação que tem mais de computação do que de eletrificação; e Jancis Robinson, uma das mais influentes críticas de vinho do mundo – aos 73 anos continua a assinar uma coluna semanal no Financial Times – recebeu-nos na sua casa em Londres para falar sobre a carreira, o futuro e, claro, os vinhos portugueses.
No mês que marca a rentrée política, destaque ainda para o balanço de oito anos de governação económica socialista. Entre a falta de ímpeto reformista e o legado das “contas certas”, como será recordado o executivo de António Costa? Já na Alemanha, tremem os alicerces de uma economia especialmente exposta à guerra na Ucrânia e à globalização – nos últimos sete trimestres, só em dois deles o PIB não estagnou ou contraiu. Estará o motor da Europa em risco de gripar?
Entre outros temas, fique também com as habituais sugestões de leituras e vinhos para o mês que agora começa.
Boas leituras, com a EXAME que está hoje nas bancas de todo o País.