Numa longa entrevista à EXAME de junho, que chega esta segunda-feira às bancas, o presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos explica como o banco público concluiu o plano de reestruturação e se livrou da vigilância da Comissão Europeia. Esse capítulo foi fechado, mas Paulo Macedo defende que ainda “há milhares de coisas para fazer” na Caixa.
Numa altura em que o banco público está a ultimar o plano estratégico para os próximos anos, o líder da instituição revelou, ao longo desta entrevista de 10 páginas, quais serão as principais prioridades e os grandes desafios do próximo ano. E deixou uma certeza: “Se a Caixa estiver excluída de qualquer consolidação, rapidamente deixa de ser líder”.
A edição deste mês da EXAME aborda ainda o tema do peso da corrupção na economia, que além de efeitos como o desvio de recursos, a fuga ao fisco ou do impacto na eficiência da despesa, também ameaça a equidade.
A transformação digital do Estado e do setor empresarial e a posição do País no xadrez de investimento internacional das grandes tecnológicas são, por outro lado, temas da entrevista ao secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que avisa que um quarto das empresas corre risco de ficar demasiado para trás na adaptação tecnológica.
Divulgamos ainda as conclusões do estudo Happiness Works de 2021, que além de ter identificado as 20 empresas mais felizes do País, retrata a evolução do bem-estar nas organizações em Portugal ao longo do último ano e realça os benefícios da existência de um propósito partilhado por todos os colaboradores.
A propósito de ambientes de trabalho, recordamos que estão abertas até 18 de junho as inscrições para as Melhores Empresas para Trabalhar, depois de um ano de interregno por causa da pandemia.
Leia ainda como o passado recente parece estar a ajudar a clarificar as missões do FMI, colocando como centrais objetivos como o combate às desigualdades ou às alterações climáticas, e fique a conhecer as principais mensagens deixadas por Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, e Isabel Guerreiro, responsável digital da Europa do Grupo Santander, na Girl Talk deste mês, que analisou a posição do País no mundo e os cenários de futuro para a banca e para a saúde. Na edição deste mês trazemos ainda uma análise sobre as estratégias de investimento de Warren Buffett e as últimas grandes apostas do investidor.
A estratégia da marca brasileira de calçado Havaianas para a Europa e, concretamente, Portugal, uma viagem ao interior da United Lisbon International School (um investimento de 75 milhões à entrada do Parque das Nações), além de oito sugestões de leitura no mundo da economia, da gestão e dos negócios, são outros temas que pode encontrar na revista deste mês. Boas leituras!