A edição da EXAME que esta quarta-feira chega às bancas é em boa parte dedicada ao tema da sustentabilidade. Um dossiê especial de 38 páginas que conta com exemplos de empresas que estão a dar passos firmes nestes domínios, o trabalho que está a ser feito para tornar as finanças verdes e os economistas que se têm destacado na defesa de uma economia mais sustentável a nível mundial.
Uma grande entrevista com António Rios Amorim, o CEO da Corticeira Amorim, e uma reportagem sobre um novo conceito que a empresa está a lançar para reduzir o tempo necessário para que um sobreiro se torne rentável são dois pontos de partida para este dossiê. Rios Amorim o “novo rei da cortiça”, recorda o seu percurso no setor, os ensinamentos da família e fala também da descendência e sucessão.
Destaque ainda neste trabalho especial para uma entrevista com Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, que defende que a recuperação do País no pós-Covid-19 não se fará sem o avanço da descarbonização.
Mas há outros temas que pode encontrar na EXAME deste mês: a gestão das empresas familiares, que tem permitido a estas firmas superar a concorrência em bolsa – mesmo com as fraquezas que um projeto empresarial desta natureza acarreta; o impacto da pandemia nos lucros semestrais das empresas do PSI 20, que regressaram a níveis da era da Troika; ou uma entrevista ao economista alemão Daniel Stelter, que lançou recentemente o livro Coronomics, em que tenta desenhar caminhos para a Zona Euro no dia a seguir à pandemia.
A pouco mais de um mês das eleições norte-americanas fomos à procura do que separa Trump e Biden em termos das suas principais propostas económicas eleitorais, uma área em que o incumbente parece levar vantagem nas sondagens em relação ao candidato democrata.
Destaque ainda para as opiniões de Soumodip Sarkar – Como medir o empreendedorismo? -, José Luís Vega – “Um tempo de desafios para vencer em conjunto” – e e José Gomes, “Assumir o nosso papel.”
Além das bancas, onde a EXAME já está disponível, pode também encontrá-la e subscrevê-la online, seguindo este link.
Boas leituras!