A Sonae MC inaugura esta quinta-feira, 17 de setembro, o seu primeiro grande investimento em carregadores para carros elétricos instalados junto das lojas Continente, com a abertura em Matosinhos de 18 pontos de carregamento Continente Plug&Charge. De acordo com o Continente, a rede – que será estendida na próxima semana à loja da Amadora – pretende alcançar uma cobertura nacional até ao final de 2021, assegurando que cada hub de carregamento não dista, entre si, mais de 100 quilómetros.
A empresa não divulga o investimento feito nesta primeira fase da rede, nem consegue estimar aquele que será realizado até ao final do ano que vem, justificando que a verba será alocada consoante o projeto for crescendo. No final de 2018 a Sonae MC SGPS contratou com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um financiamento de 55 milhões de euros, com garantia do European Fund for Strategic Investments, para um investimento total de cerca de 110 milhões, onde estará incluído o projeto dos postos de carregamento.
Além das intervenções na área da energia e eficiência energética, o valor total daquele investimento será aplicado em transformações nos domínios da água, redução e recuperação de desperdícios alimentares e desempenho ambiental da empresa. Esse projeto, na sua globalidade, durará até ao final de junho de 2022 e envolverá o emprego de 1.269 pessoas na fase de implementação. À EXAME, fonte da empresa diz que haverá investimento em recursos humanos relacionado com os novos postos, mas não concretiza qual o número de empregos criados. “Sabendo que a evolução do projeto depende da aceitação dos clientes, este aspeto (criação de postos de trabalho) está também diretamente dependente desse fator,” justifica.
Na altura em que foi dada a conhecer a intenção de investimento e o acordo com o BEI, a Sonae MC previa instalar cerca de 680 pontos de carregamento para veículos elétricos nas áreas de estacionamento das lojas, “melhorando a experiência dos consumidores para clientes mais preocupados com o ambiente”. Aquele número é agora apontado como “uma referência que se estimou”, segundo a mesma fonte.
“A decisão de inaugurar os postos faseadamente tem, precisamente, a ver com a estratégia de ir monitorizando a adesão e avaliando a procura dos clientes, que poderão perfeitamente justificar superar este número. A Sonae MC quer garantir uma oferta adequada em todos os momentos e geografias,” justifica.
Até 200 km de autonomia numa hora
O serviço inaugurado esta quinta-feira estará reservado a clientes da cadeia de hipermercado que descarreguem as apps Continente Plug&Charge e Cartão Continente. Dos 18 pontos, dois são de carregamento rápido e numa hora será possível carregar veículos elétricos com até 200km de autonomia, a partir de um cêntimo por minuto. Enquanto a tarifa dos carregadores rápidos é fixa, a dos carregadores normais depende do carregador interno e da potência média utilizada por cada veículo, nota a empresa.
A marca Continente Plug&Charge tinha sido registada em agosto passado pela Modelo Continente Hipermercados, S.A. De acordo com a Electromaps.com, os novos pontos de carregamento em Matosinhos são operados pela Elergone, mas a dona do Continente diz que “este é um serviço Sonae MC”. A Elergone, detida a 75% pela Sonae MC (empresa que congrega o negócio de retalho alimentar da Sonae), está registada tanto como comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica como para operar postos de carregamento de automóveis. A Efacec também esteve envolvida no projeto.
No ano passado foram vendidos quase 268 mil automóveis em Portugal, menos 2% que em 2018, segundo números da ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Destes, 7.113 eram elétricos (2,7% do total) e quase seis mil eram híbridos elétricos plug in.
De acordo com a última listagem da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativa a julho passado, existiam 69 empresas registadas em Portugal como operadores de pontos de carregamento para a mobilidade elétrica e 18 como comercializadores de eletricidade no mesmo âmbito.
Outros supermercados com redes
O Continente Plug&Charge marca a entrada da rede da Sonae num mercado onde outras insígnias da grande distribuição já estacionaram, apostando também numa cobertura generalizada do País.
Lidl – começou na semana passada a segunda fase de instalação de postos multi-standard e de carregamento rápido em lojas no Alentejo e Algarve – mais oito, o que fará aumentar o número até aos 17 postos. Em fevereiro de 2021, o investimento de 1 milhão de euros feito com verbas próprias da marca alemã permitirá ter mais de 40 postos de norte a sul do País
Auchan – começou em maio desde ano em parceria com a Helexia a disponibilizar estas soluções na loja de Alverca, com capacidade para 12 veículos em simultâneo. O objetivo é, numa primeira fase, chegar a 39 postos em nove localizações e que parte substancial da eletricidade venha de autoprodução
Pingo Doce – a marca da Jerónimo Martins também tem planos para elevar a cerca de quatro dezenas o número de postos de carregamento nas lojas de maior dimensão, segundo o Dinheiro Vivo. Em fevereiro do ano passado, a rede de supermercados fez uma parceria que dá condições especiais aos clientes nos postos de carregamento rápido geridos pela EDP em bombas da BP
Aldi – a cadeia alemã anunciou recentemente a criação de 1.500 postos de carga na Alemanha mas, por cá, ainda não houve qualquer anúncio público de intenção de instalar equipamentos semelhantes nas lojas portuguesas
Intermarché – A parceria com a Powerdot já levou carregadores elétricos geridos por esta empresa portuguesa a lojas como Carregado, Prado (Braga) ou Ponte de Lima