O novo Toyota Corolla venceu a edição deste ano do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, sendo distinguido entre os 28 veículos que estiveram a concurso. Lançado em 1966, o Corolla conta já com quase 40 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o que faz dele o modelo de maior sucesso da marca nipónica.
A concurso estiveram 28 modelos, tendo o júri, composto por 19 jornalistas de alguns dos principais órgãos de comunicação social, escolhido sete para a votação final: BMW Serie 1, Kia XCeed, Mazda 3, Opel Corsa, Peugeot 208 e Opel Corsa.
Para além do Carro do Ano, o júri elegeu ainda as versões vencedoras das várias categorias a concurso:
· Citadino do Ano – Peugeot 208 GT Line 1.2 Puretech 130 EAT8
· Desportivo do Ano – BMW 840d xDrive Cabrio
· Familiar do Ano – Skoda Scala 1.0 TSi 116cv Style DSG
· Grande SUV do Ano – SEAT Tarraco 2.0 TDi 150cv Xcellence
· SUV Compacto do ano – Kia XCeed 1.4 TGDi Tech
· Elétrico do Ano – Hyundai Ioniq EV
· Híbrido do Ano – Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive
O prémio de tecnologia e inovação deste foi atribuído ao sistema Skyactiv – X, da Mazda, que permite que um motor a gasolina faça ignição por compressão controlada por faísca, como se fosse um Diesel, o que aumenta a eficiência energética e reduz os consumos, bem como as emissões de CO2 e NOX.
A comissão organizadora decidiu eleger José Ramos como a Personalidade do Ano. José Ramos é o atual CEO da Toyota Caetano Portugal. Nascido no mesmo ano em que Salvador Caetano fundou a empresa, José Ramos é engenheiro de formação e começou a trabalhar nesta empresa aos 22 anos. É, ainda, o presidente em exercício da ACAP.