O funcionamento da rede de pagamentos eletrónicos Visa, que esta sexta-feira sofreu perturbações em vários países da Europa impedindo os clientes de efetuar pagamentos, já está a funcionar em níveis “próximos dos normais,” disse fonte da empresa, que atribuiu o problema a uma “falha de hardware.”
“Hoje a Visa teve uma falha no sistema que afetou clientes em toda a Europa. (…) Os titulares se cartões Visa podem agora usar os seus cartões pois neste momento já estamos a operar em níveis próximos dos normais,” disse a empresa em comunicado enviado pela sua agência de comunicação em Portugal.
A Visa – que não avança se a operação em Portugal também sofreu perturbações – diz ainda não ter motivos para acreditar que a falha se tenha devido a “qualquer acesso não autorizado ou ação mal intencionada.
Os meios de comunicação social britânicos foram dos primeiros a noticiar a dificuldade de alguns clientes em realizarem operações com os seus cartões de pagamento em lojas e bombas de gasolina. Pelo menos dois bancos – o HSCB e o Santander UK – alertaram os seus clientes para a existência de perturbações na rede Visa.