O novobanco, juntamente com os media partners VISÃO e EXAME, e os parceiros estratégicos Nova SBE e PwC Portugal, lançou o ciclo de conferências sobre ESG, que arrancará no dia 22 de Setembro com as ESG Talks – Reconstruir o Futuro, na Nova SBE, em Carcavelos.
ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiente, Social e Governança Corporativa. São indicadores de sustentabilidade, um conjunto de padrões indicativos para o comportamento de uma empresa socialmente consciente.
A grande conferência ESG Talks – Reconstruir o Futuro será um dia inteiro de conversas, palestras e reflexões sobre os padrões de sustentabilidade ESG, com formato original e intervenções desafiantes, em que estarão presentes um largo conjunto de reconhecidos decisores políticos e empresariais.
O evento, com abertura do secretário de estado do Trabalho, Luís Fontes, terá vários oradores convidados que darão o contexto global para entender a temática ESG – Luis Laginha de Sousa, vice-Governador do Banco de Portugal; Nadim Habib e Rodrigo Tavares, ambos professores da Nova SBE; Peter Grassman, Global ESG leader na PwC; e Carlos Oliveira, presidente da Fundação José Neves.
Durante o dia, três painéis de debate vão abordar cada uma das vertentes do ESG: o futuro do trabalho, diversidade e igualdade de género nas empresas, e os desafios da transição sustentável numa economia de baixo carbono. Mark Bourke, CEO do novobanco, Alexandre Fonseca, co-CEO do Altice Group, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Delta; João Bento, CEO dos CTT; Cláudia Lourenço, CEO da Procter & Gamble; Ana Casaca, Head of Innovation da GALP, Isabel Ucha, presidente da Euronext, são alguns dos gestores que vão partilhar as suas visões e experiências.
Depois do almoço, decorrerão as Coffee-Table Talks. São conversas informais, animadas por três agitadores, cada um especialista nos três blocos ESG, em que a oradores, convidados, professores e assistência se juntam para um café e troca de ideias. Consulte abaixo o programa completo.
Seguir-se-ão, em Outubro e Novembro, mais três eventos de “deep dive” sobre o tema da sustentabilidade, sobre os seguintes temas:
1. Finanças sustentáveis, ecofundos e o financiamento da transição energética
2. Economia circular e reciclagem
3. Oceano, o maior recurso ecológico nacional
Consulte o programa abaixo e anote já na sua agenda.