DISPONÍVEL TAMBÉM:
Da assistência urgente e diária, que movimenta milhares de voluntários em todo o País, e garante os meios mínimos de subsistência a muitas mais pessoas, até aos mais sofisticados projetos de intervenção no tecido social, desenhados em gabinetes públicos, IPSS e empresas, tudo isto faz hoje parte de uma grande teia de proteção social, muito importante para a coletividade. Mas que tem de ser mais acarinhada, estimulada e desenvolvida.
O trabalho de todas estas pessoas vai ser cada vez mais determinante, porque será cada vez mais necessário, dada a crise económica que nos afeta. Assim como, no atual contexto financeiro, a componente privada desta grande rede terá, naturalmente, um papel cada vez mais influente, não só porque o Estado vai deixar de ser omnipresente, mas também porque a atitude da chamada sociedade civil – pessoas e empresas – tem de mudar radicalmente para responder, e sobreviver, às necessidades dos novos tempos.
Este é o quadro global que justifica a edição especial da VISÃO, uma VISÃO Solidária que nasce neste dia 23 de Novembro de 2011 e que queremos repetir todos os anos. E nasce com sentido de urgência, porque, mais do que nunca, a grande maioria dos agentes deste mundo de solidariedade precisa, por seu turno, de ajuda – da nossa ajuda -, para continuar a desempenhar a sua importante missão.
Este número é, a muitos títulos, realmente especial. Mas é também, para nós, Redação da VISÃO, um projeto tão gratificante quanto difícil. Já estivemos associados, em diversas ocasiões, a ações de solidariedade social, promovendo projetos ou dando divulgação a boas causas. Mas temos plena noção da diferença que é estar no terreno, a gerir situações humanas extremamente difíceis, com sacrifício da vida familiar e, muitas vezes, munidos apenas de boa vontade. Como estamos conscientes de que ficam fora das nossas páginas milhares de pessoas e de projetos solidários cujas histórias deviam ser aqui contadas.
Com todas as falhas que lhe possam ser apontadas, é a esse grande universos de figuras inspiradoras, defensoras de um mundo mais solidário, que tem necessariamente de mudar para melhor, que dedicamos esta primeira VISÃO Solidária.
E o seu contributo vai para…
Parte das receitas de banca, 50 cêntimos por revista, da edição especial VISÃO Solidária ,será entregue a um projeto de intervenção social dirigido por uma IPSS. Contamos consigo para nos ajudar a escolher esse projeto. Fique atento ao site da VISÃO. Muito em breve ficará a conhecer os projetos e como poderá escolher o seu preferido.