Depois dos smartphones, assistimos à progressiva evolução dos automóveis como smartcars ou carros inteligentes. A conectividade veio permitir o aperfeiçoamento dos sistemas avançados de assistência à condução, conhecidos como sistema ADAS, a sigla de Advanced Driver-Assistance Systems.
Ao contrário dos sistemas de segurança passiva, como os airbags e as zonas de deformação programada da carroçaria, que intervêm durante e após um acidente, os sistemas ADAS integram a segurança ativa do carro e visam evitar que ele aconteça.
Utilizando diversos tipos de sensores, câmaras e tecnologias de radar e de geolocalização, os sistemas que integram o ADAS monitorizam continuamente as condições de trânsito e fornecem avisos de perigo e informações ao condutor. A automação digital permite intervenções diretas na direção, no acelerador e nos travões de forma autónoma, evitando acidentes ou minimizando as consequências.
Vários estudos indicam que mais de 90% dos acidentes rodoviários são atribuíveis a erros humanos, enquanto apenas 5% se devem a problemas relacionados com o funcionamento dos veículos. Em contrapartida, estima-se que cerca de 40% da sinistralidade rodoviária e 37% das lesões graves poderiam ser prevenidos ou mitigados, caso todos os carros tivessem sistema ADAS.
Portanto, o ADAS é como um “anjo da guarda” que pode assumir o controlo e garantir a segurança quando o condutor falha.
ADAS sem falhas
Os centros Glassdrive dispõem de técnicos especializados e do equipamento necessário para que o sistema ADAS dos veículos nunca falhe. Ao fazer uma marcação para substituir os vidros do automóvel, é verificado se este está equipado com o sistema ADAS e se precisa de ser calibrado. O serviço inclui diagnóstico, substituição do para-brisas, calibração da câmara fontal e entrega de um certificado de calibração.
Principais tecnologias do sistema ADAS
Veja como funcionam, em detalhe, sendo que usamos a terminologia e siglas em inglês para facilitar a identificação universal nos diferentes automóveis.
Limitador de Velocidade Inteligente
O Intelligent Speed Assistant (ISA) deteta o limite de velocidade usando o GPS e câmaras para reconhecer sinais de velocidade. Em tempo real, o sistema pode limitar a velocidade, emitindo alertas visuais e sonoros.
Cruise Control Adaptativo
O Adaptive Cruise Control (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do veículo para se manter a uma distância segura do carro que circula à sua frente. É especialmente benéfico em autoestrada, onde manter distância e velocidade constantes, pode tornar-se monótono e cansativo.
Assistente de Manutenção na Faixa
O Lane Keeping Assist (LKA) ajuda a prevenir acidentes devido a saídas de faixa de rodagem. Se o veículo começar a sair sem sinalizar a manobra, o sistema promove a correção da direção com suaves movimentos no volante de forma a mantê-lo dentro dos limites da faixa.
Travagem Automática de Emergência
O Automatic Emergency Braking (AEB) antecipa potenciais colisões com outros veículos, peões ou obstáculos e aplica automaticamente os travões, imobilizando o veículo, se necessário. Nos casos em que o embate é inevitável, reduz drasticamente a gravidade dos acidentes
Reconhecimento de Sinais de Trânsito
A tecnologia Traffic Sign Recognition (TSR) utiliza câmaras para identificar os sinais de trânsito e limites de velocidade que são exibidos no painel de instrumentos. Ajuda a cumprir as regras de trânsito, sendo particularmente útil em estradas desconhecidas.
Alerta de Ângulo Morto
O sistema Blind Spot Warning (BSW) faz a deteção de veículos no chamado “ângulo morto”, alertando o condutor com avisos sonoros e luminosos nos retrovisores. Reduz a probabilidade de colisões laterais em ultrapassagens ou mudanças de faixa.
Limitador de Velocidade já é obrigatório
Embora a obrigação de incluir ADAS nos novos modelos homologados na União Europeia esteja em vigor desde 2022, desde 7 de julho de 2024 que qualquer automóvel novo vendido na União Europeia tem de estar equipado com um sistema ADAS de controlo de velocidade.
O Limitador de Velocidade Inteligente (ISA) pode atuar de quatro formas: avisos sonoros, avisos vibratórios, feedback através do pedal do acelerador ou controlo direto da velocidade. A função é ativada automaticamente sempre que ligamos o carro, não sendo possível desativá-la de forma permanente.
O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes afirma que os veículos com sistema ISA vão permitir alcançar uma redução de 30% no número de colisões rodoviárias e de 20% no número de vítimas de acidentes.
Alerta de Colisão Frontal
O Forward Collision Warning (FCW) avisa os condutores sobre uma potencial colisão com o veículo da frente, dando-lhes tempo para tomar medidas corretivas.
Alerta de Tráfego Cruzado à Retaguarda
O Rear Cross-Traffic Alert (RCTA) avisa os motoristas sobre o tráfego que se aproxima pelas laterais ao sair de lugares de estacionamento em marcha-atrás, reduzindo o risco de colisão.
Assistência ao Estacionamento
O Parking Assistance System (PAS) recorre a câmaras e sensores para facilitar o estacionamento que, consoante as versões, pode incluir a manobra automática sem intervenção do condutor.
Deteção de Fadiga
O Driver Monitoring Systems (DMS) monitoriza a fadiga e o estado de vigília do condutor, analisa os movimentos do volante e emite sinais de aviso.
Deteção de Alcoolemia
O Alcolock funciona como um alcoolímetro, impedindo o arranque do motor caso o nível de alcoolemia do condutor ultrapasse o limite.
Caixa Negra
O Event Data Recorder (EDR) regista o que acontece 5 segundos antes, e 300 milissegundos depois, de um acidente.
Objetivo zero
A tecnologia ADAS tem o potencial de melhorar significativamente a segurança rodoviária, prevenindo colisões e reduzindo bastante o número e gravidade das vítimas. A implementação do ADAS em todos os veículos novos é um passo fundamental em direção à meta de “zero mortes e feridos graves” nas estradas europeias, até 2050, prevista no programa Vision Zero.
O futuro do ADAS reside no objetivo de criar veículos autónomos à prova de acidentes. A ideia por detrás desta missão é a de que um robot conduz melhor do que uma pessoa porque toma decisões lógicas e pode reagir mais depressa. A evolução passa por incluir recursos de Inteligência Artificial e algoritmos de aprendizagem automática. Estes avanços devem aumentar a precisão e a fiabilidade do ADAS, abrindo caminho para a condução autónoma.
Garanta que o sistema ADAS do seu veículo está calibrado com a ajuda da Glassdrive.