Ninguém consegue viver sem umas boas calças de ganga. A sério, não vale a pena tentar. É impossível. Ou, por outra, vive-se, mas vive-se mal. E vive-se ansiosamente à espera de dar de caras com aquelas calças que vão mudar tudo para melhor. Uns jeans que não perdem a cor nem a forma, que são tão confortáveis que não é preciso desabotoar durante o jantar de Natal, e que nos fazem sentir uma estrela de cinema em trajes de passeio.
E onde é que se esconde essa perfeição em tons de índigo? Simples, na Guess. Onde as gangas não são apenas azuis, mas também verdes. Daquele verdinho que salva o planeta. É que a produção de denim tradicional é uma das indústrias mais danosas para o ambiente. Não só o algodão é uma cultura de rega intensiva, mas em países como a China, onde se concentram muitas fábricas de denim, os cursos de água estão contaminados pelos químicos necessários à sua produção. Mas as coisas estão a mudar. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das suas compras. E não estão sozinhos. A Guess está lá com eles. E lidera pelo exemplo, promovendo práticas sustentáveis – desde o agricultor que planta o algodão até à costureira que cose aquela última etiqueta.
Foi em 2017 que a marca começou a desenvolver a sua estratégia para a sustentabilidade e, desde logo, estabeleceu metas para 2021: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 15% e ter 20% dos seus materiais considerados ambientalmente sustentáveis na Europa, Ásia, Estados Unidos e Canadá.
A Smart Guess, label ecológica da marca, é a imagem mais visível desta estratégia. Uma linha criada com materiais modernos e ecologicamente corretos, desde algodão reciclado e orgânico, ao cânhamo natural e poliéster feito a partir de garrafas recicladas. Famosa pela sua leveza, resistência e fabrico ecológico, a fibra de cânhamo é uma alternativa muito interessante, já que o seu cultivo usa menos 70% de água face ao do algodão. Já o processo de tingimento é feito com recurso a novas tecnologias que reduzem a utilização de água e químicos. É disso exemplo o Dry Indigo, uma técnica de tingimento em espuma com zero uso de água. Cada peça é reconhecível através da etiqueta Smart Guess e a colecção compõe cerca de 50% da linha Guess Jeans.
Outono avizinha-se verde
Para a próxima estação Outono-Inverno a marca vai lançar novos modelos Smart Guess ao abrigo dos programas Jeans Redesign e Reborn Denim, ambos na base do seu compromisso com a moda circular – a ideia de que as roupas devem durar mais tempo e ser usadas, recicladas, alteradas e reusadas, sem que se transformem em desperdício. Na prática, trata-se de criar roupas com ciclos de vida mais longos e feitas com materiais e com recurso a práticas que não prejudiquem o ambiente.
O denim Redesign é feito com algodão 100% orgânico e produzido com tecnologia de lavagem que economiza água. Usa botões de matérias-primas naturais e patches em papel reciclado e cola natural, e os rebites de metal foram substituídos por bordados. Estes jeans são feitos com 98% de recursos naturais renováveis e podem ser facilmente reciclados. Já as gangas Reborn Denim são produzidas com processos ecológicos, recorrendo a um mínimo de 90% de materiais sustentáveis, em particular, denim em segunda mão ou proveniente de sobras das fábricas.
Entre o próximo conjunto de metas está reduzir para metade as suas emissões de gases de efeito estufa durante a próxima década e expandir a linha Smart Guess para representar 75% do negócio de denim da marca até 2024. A Guess está ainda a trabalhar no sentido de eliminar materiais sintéticos virgens e aumentar a quantidade de materiais reciclados nas suas linhas até ao final da década.
E se, por um lado, esta é uma estratégia complexa, por outro, foi com entusiasmo que toda empresa a abraçou. O diretor criativo e cofundador Paul Marciano explicou que “a sustentabilidade é um catalisador da criatividade, que nos ajuda a repensar a forma como desenhamos os nossos produtos. Os nossos objetivos sustentáveis desafiaram-nos a inovar, evoluir e adaptar. À medida que nos focamos no que fazemos melhor, sabemos que o futuro significa fazer mais com menos – menos água, menos desperdício e menos carbono – e ir ao encontro das aspirações das novas gerações”.
A Guess está de parabéns não só por tudo isto, mas também porque faz 40 anos. É verdade. Tudo começou em 1981, quando os quatro irmãos Marciano, marroquinos a viver no Sul França, foram de férias para Los Angeles e decidiram ficar por lá. Fãs do look americano, pegaram no seu maior ícone e deram-lhe um je ne sais quoi lá da sua terra. Resultado? Uns jeans stonewashed (aquele efeito de cor desgastada), coisa que ainda era rara nos Estados Unidos, a que decidiram chamar Marilyn Jean. Enviaram um exemplar desta sua criação, com uma nota manuscrita, para as lojas multimarca mais importantes do país e depressa começaram a chover encomendas. Quatro irmãos pegaram em algo que ainda era visto como roupa de trabalho e transformaram-no numa peça chic e essencial em qualquer guarda-roupa. Foi um sucesso que dura e perdura.