É o conselho que os pais mais ouvem assim que nasce o primeiro filho: “aproveitem, que passa a correr!”. Num instante tudo muda. O recém-nascido cresce, os sonos estabilizam, passam as cólicas, chegam as sopas e a comida sólida, os primeiros passos, as primeiras palavras… E, de repente, os meses passaram e a primeira cadeirinha auto já não serve. Como é que passou tão rápido? Pois é. Eles avisaram.
Mas há-que ser prático e adaptar-se às mudanças. Elas vão ser constantes até a criança se tornar adulta. E, se chegou a altura de trocar de cadeira auto, não é caso para desesperar perante o excesso de oferta e tantas coisas em que é preciso pensar. Qual é o modelo mais seguro para esta idade? O que mudou? E quando adormece, tem apoio de cabeça? Nós damos uma ajuda.

O que procuro?
Se a sua criança chegou aos 4 anos (ou mais, se viaja numa cadeira que permite ir em contramarcha até aos 25 kg) vai precisar de uma cadeira auto do grupo 2/3, que é o grupo indicado para crianças que pesam entre 15 e 36 Kg (normalmente entre os 3,5/4 e os 12 anos). Nesta idade, a mudança mais relevante é o facto de deixarem de usar uma cadeira com arnês de cinco pontos e começarem a usar uma cadeira elevatória com encosto que prende a criança diretamente com o cinto de segurança do veículo, com apenas três apoios. Tendo em conta que esta será a cadeira auto que o seu filho utilizará durante mais tempo, é importante dar prioridade a fatores como a segurança e o conforto na escolha do modelo certo. A marca Britax Römer, especializada no fabrico de cadeiras auto há mais de 50 anos, lançou recentemente no mercado o modelo KIDFIX III S, que é um bom exemplo da cadeira auto que procura.
Segurança em primeiro lugar
O objetivo das cadeiras auto é proteger as crianças em caso de impacto. Daí que seja importante escolher um modelo que nos permita viajar 100% tranquilos sabendo que, em caso de colisão, o nosso filho está protegido. Alguns pais questionam se o cinto de segurança é totalmente seguro ou se há risco causar lesões na zona abdominal, caso se desloque no momento do impacto. Para o evitar, é recomendável que opte por um modelo que tenha um quarto ponto de fixação, que evita que o cinto se mova. No modelo Kidfix III S da Britax Römer foi agregado o sistema SecureGuard, situado entre as pernas, que mantém o tramo abdominal do cinto na posição ideal sobre o quadril e ajuda a evitar o “efeito submarino”, permitindo que a criança mantenha liberdade de movimentos. Uma maior proteção do pescoço e do peito é ainda garantida, no mesmo modelo, pela almofada XP-PAD, que recobre o tramo diagonal do cinto, feita para absorver até 30% da energia em caso de impacto frontal (segundo os crash-tests da Britax Römer). E, no caso das colisões laterais, a Kidfix III S vem equipada com o sistema SICT (sistema deabsorção de impactos laterais), um elemento que se estende para fora no lado mais próximo à porta e se deforma para absorver a energia provocada pelo embate.
Conforto também é importante
Sim, a segurança é a nossa principal preocupação, mas não podemos esquecer o conforto. Porque uma postura incorreta num trajeto longo pode causar dores musculares e até lesões. Para não falar no desassossego durante o percurso, que é de evitar. A Kidfix III S é um dos modelos melhor preparados para se adaptar ao crescimento das crianças. A área de assento é mais ampla e ergonómica, tem mais espaço para as pernas e o encosto, em forma de V, permite que a postura dos ombros e das costas se mantenha confortável. As sestas a bordo são bastante frequentes e a preocupação com o apoio de cabeça é justificada. Neste modelo, o apoio é ergonómico, ou seja, acompanha e protege corretamente os movimentos da cabeça da criança.

Segurança testada e homologada
Na hora H, a hora da decisão de compra, é importante assegurar-se que a cadeira auto escolhida cumpre as normas e homologações de segurança vigentes. Os testes de segurança efetuados por diferentes organismos internacionais também ajudam à decisão. Num teste de segurança recente, realizado pela ADAC (clube alemão do automóvel), o modelo Kidfix III M da Britax Römer obteve a pontuação máxima de segurança para uma cadeira elevatória com encosto do grupo 2/3 (ou o seu equivalente na normativa R129 ou i-Size). O novo Kidfix III S, que ainda não foi submetido a esse teste, está baseado no KIDFIX III M, mas adiciona a nova almofada XP-PAD, para maior proteção do pescoço e do peito em caso de impacto frontal. O que faz desta cadeira auto ainda mais segura e confortável. Que é tudo o que queremos para os nossos filhos, certo?