A Fundação IKEA e o IKEA conseguiram angariar o valor surpreendente de 30,88 milhões de euros através da iniciativa “Uma Vida Melhor para os Refugiados”.
A iniciativa tem como principal objetivo apoiar o ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na instalação de iluminação e fontes de energias renováveis em campos de refugiados na Ásia, África e Médio Oriente. O valor doado será também investido em projetos que contribuam para o acesso de milhares de crianças ao ensino escolar.
Entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015, com a ajuda de clientes e colaboradores, em mais de 300 lojas em 40 países, a Fundação IKEA doou €1 por cada lâmpada ou candeeiro LED vendido online e nas lojas.
Em Portugal, nas três lojas IKEA, foram angariados 141 mil euros.
“Este projeto permitiu-nos contribuir com milhões de euros para ajudar algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta”, afirmou Per Heggenes, CEO da Fundação IKEA, em comunicado. “Estou orgulhoso pela Fundação IKEA ter podido ajudar o ACNUR a fornecer as muito necessárias energia sustentável e educação a milhares de crianças e suas famílias, tornando as suas vidas um pouco melhores”, acrescentou.
Mais de 280 mil refugiados e membros das comunidades de acolhimento na Etiópia e Jordânia vivem agora com maior segurança à noite graças à distribuição de 56 mil lanternas solares e à instalação de 720 lâmpadas de rua solares.
Foram construídas 22 unidades de biogás no Bangladesh para os dejetos humanos serem processados, gerando “combustível verde” para que mais de 200 famílias de refugiados possam cozinhar.
A campanha permitiu, também, que mais de 37 mil crianças refugiadas pudesssem matricular-se no ensino primário e que 740 novos professores recebessem formação no Bangladesh, Chade e Etiópia.