O projeto “Desperdício Zero”, que recolhe excedentes alimentares e os distribui por famílias carencidas, chega em janeiro a Ponta Delgada, nos Açores. Nesta primeira fase, vai doar refeições a famílias carenciadas das freguesias de São Pedro e São Roque.
A distribuição dos alimentos será diária, incluindo sábados e domingos, em coordenação com a Junta de Freguesia de São Pedro e ainda com o Centro Social de São Roque, entidades responsáveis por identificar as pessoas e famílias carenciadas, e também pela distribuição.
A recolha dos alimentos será feita por grupos de voluntários, entre as 22h e a meia-noite, que ficarão também encarregues de acondicionar os alimentos que têm de ser distribuídos na manhã do dia seguinte.
De acordo com a presidente da Associação de Seniores, responsável pela chegada da iniciativa ao arquipélago, já aderiram ao projeto “31 restaurantes e três hotéis”, mas a associação espera contar também com a adesão de mais parceiros e empresas, pelo que “o objetivo é estabelecer, no futuro, protocolos”.