O “Golden Rice” (arroz dourado) surge do laboratório com uma missão humanitária – ajudar a evitar anualmente 6,7 milhões de mortes de crianças, a que se somam mais de três milhões que cegam por insuficiência da vitamina A no organismo.
O problema afeta sobretudo países africanos e do Sudeste Asiático, devido a dificuldades no acesso a produtos hortícolas. Foi para combater esta deficiência que foi desenvolvido o Golden Rice, particularmente eficaz em países como o Bangladesh, que baseia a sua alimentação em arroz.
De cor amarelada devido aos seus altos níveis de beta-caroteno (fonte de vitamina A), o consumo de 150 gramas é suficiente para fornecer metade da ingestão diária recomendada. Na natureza, os grãos de arroz não contêm nenhum beta-caroteno, mas a nova variedade – geneticamente modificada – está pronta a ser testada em ensaios de campo. O arroz, isento de qualquer taxa ou patente, será livremente comercializado no Bangladesh, com o mesmo preço de outras variedades. Pode em breve dourar os campos agrícolas…