A Organização das Nações Unidas (ONU) procura profissionais que falem português, preferencialmente qualificados em medicina, ciências, engenharias e apoio logístico ou administrativo para missões de paz.
Os interessados devem ter uma idade igual ou superior a 25 anos, um título universitário ou técnico e, pelo menos, dois anos de experiência na área para a qual se estão a candidatar.
A assistente de recrutamento internacional do Programa de Voluntários das Nações Unidas, em entrevista à rádio da ONU, salientou que há várias oportunidades em aberto, sobretudo para quem fala fluentemente português, mas valoriza-se também a fluência noutros idiomas, como espanhol, inglês e francês.
A ONU tem um programa de voluntariado completo e, por essa razão, oferece vários incentivos aos futuros recrutados: bolsa de deslocação no início do programa, bolsa mensal de estadia que cobre as despesas diárias e, no fim do voluntariado, atribui ainda uma bolsa monetária para facilitar a reinserção no mundo de trabalho. Todas as viagens entre o país de origem e o país da missão são asseguradas pela organização.
Os interessados podem inscrever-se online no site www.unv.org. para fazerem parte do Programa de Voluntariado da ONU.