A Corrida Terry Fox, a Corrida Solidária Re-Food Alcântara e a Caminhada Solidária CERCIGUI da 3.ª Meia Maratona de Guimarães são as provas que este fim de semana vão angariar donativos para diversas instituições de solidariedade.
No sábado, 27, realiza-se a Corrida Terry Fox (7 km), agendada para o Parque das Nações, em Lisboa. O valor da inscrição são €10 euros que revertem para a atribuição de bolsas de investigação científica na área da oncologia, mas a prova também é uma oportunidade para sensibilizar a população para a importância da prevenção do cancro. As dezanove edições da prova realizadas em Portugal já permitiram a atribuição de 52 bolsas.
Também em Lisboa, mas no domingo, 28, realiza-se a Corrida Solidária Re-Food Alcântara que irá angariar fundos para a requalificação e instalação do centro de operações do Núcleo Re-Food de Alcântara. A inscrição na prova custa €5 euros que, de acordo com a organização, garantem 50 refeições para as pessoas apoiadas pela instituição, aproveita a comida excedente em restaurantes, cafés e supermercados, por exemplo, fazendo-as chegar a famílias carenciadas. Haverá a opção entre o percurso de 4 ou 8 km.
No mesmo dia, mas a norte do país, tem lugar a 3.ª Meia Maratona de Guimarães, que inclui a Caminhada Solidária CERCIGUI. Uma parte dos valor da inscrição reverterá para apoiar a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Guimarães.
Também no domingo, realiza-se a prova “Sanfil Corrida Académica de Coimbra”, que procura recolher bens alimentares para as pessoas sem-abrigo e carenciadas da cidade, numa parceria com a Associação Integrar.
A corrida, numa extensão de 12 quilómetros, com partida e chegada ao Estádio Universitário, apresenta um percurso plano pelas margens do Rio Mondego, um dos ‘ex-libris’ da cidade.
Em paralelo, realiza-se também a Caminhada da Família, com passagem pela Mata do Choupal. No âmbito do evento, realiza-se no dia 27 de junho, no Estádio Universitário, a Corrida da Juventude, destinada aos mais novos.
O objetivo da organização é que os participantes e o público ofereçam produtos, nomeadamente enlatados, para serem recolhidos pela Associação Integrar que apoia sem-abrigo e outros carenciados no concelho de Coimbra.