Ao todo, a associação Laço vai doar 50 mil euros para o desenvolvimento de projetos de investigação relacionados com a área do cancro da mama.
A bolsa será dividida pelos dois vencedores deste ano. Wolfgang Link, do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve, irá receber 25 mil euros para financiar a sua investigação em torno do papel da proteína TRIB2 na formação e progressão do cancro da mama e na resistência à terapêutica. O objetivo é conseguir personalizar mais o tratamento através de novas formas de abordagem do cancro da mama metastático.
A outra metade da bolsa será entregue a Florence Janody, do Instituto Gulbenkian da Ciência, que está a desenvolver um projeto em que analisa as alterações na proteína actina e nos microtúbulos existentes no interior das células quando um cancro as começa a invadir. A investigadora pretende demonstrar que a molécula DST/BPAG1 pode inibir o cancro através da estabilização da actina e dos microtúbulos, de forma a impedir a sua progressão e a metastização.
A presidência do júri esteve a cargo da vice-presidente do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) e coordenadora científica do Grupo Genética do Cancro, Raquel Seruca.