O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) resolveu organizar um ciclo de workshops de cozinha com chefes premiados para angariar fundos que ajudem a financiar o projeto Casa em Ordem, que dá formação a mulheres refugiadas e imigrantes no nosso país.
O primeiro curso de cozinha realizou-se em março e esteve a cargo do chefe do restaurante Sommer, Pedro Sommer Ribeiro. O próximo está agendado para 18 de abril e será da responsabilidade de Ljubomir Stanisic, do restaurante 100 Maneiras.
A participação nos workshops custa €25 euros, que revertem integralmente para financiar o projeto de formação do JRS. A instituição pretende usar o dinheiro para a compra do material necessário para os cursos de serviço doméstico, culinária, cuidado de idosos, técnicas de procura de emprego, de psicoeducação e de autoconhecimento que oferece, mas também irá usar parte da receita para pagar o passe a algumas das formandas, para que se possam deslocar de transportes públicos.
Até setembro, a organização pretende organizar mais dois cursos de culinária solidários, mas ainda não são conhecidos os nomes dos chefes que irão participar.
A última edição do programa Casa em Ordem formou 20 mulheres e 13 delas já estão empregadas na área da prestação de cuidados a idosos, acompanhamento de crianças e serviços de limpeza.
O projeto integra o European Web Site on Integration, como exemplo de boas práticas de integração.