A Universidade Sénior de Vinhais já tem 35 alunos inscritos e iniciará, em fevereiro, as atividades que vão do inglês, ao francês, artes, atividade física e desportiva, saúde pública e cuidados de saúde, danças, formação bíblica, informática e cidadania.
O propósito deste projeto é “oferecer à população com mais de 50 anos um espaço de vida socialmente organizado e adaptado à sua idade, no sentido de proporcionar vivências que fortaleçam a personalidade, valorizem o modo de vida e, por conseguinte, a dignidade humana”, segundo os promotores.
A oferta formativa disponível de segunda a sábado é assegurada por “um corpo docente de 13 voluntários”, num espaço que tem também como propósito “fomentar o apoio e o voluntariado social com base na cooperação técnica, científica e humana”.
O pequeno concelho transmontano, com pouco mais de nove mil habitantes, segue a tendência do interior do país com uma população envelhecida e com este projeto, além de ampliar conhecimentos, propõe-se contribuir para “criar espaços de encontro na comunidade”.
A Universidade Sénior de Vinhais é membro oficial da Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS), fundada por Luís Jacob, colunista da VISÃO Solidária e vencedor da edição de 2013 dos prémios Os Nossos Heróis, promovidos pela VISÃO e pelo Montepio.
Saiba mais sobre o fundador da RUTIS
aqui.