CEIA NATALÍCIA: Um grupo de 220 pessoas carenciadas do Porto vai participar numa ceia natalícia gratuita, na sexta-feira, 12 de dezembro, a partir das 19h30. É o quarto ano que a Universidade Portugalense organiza este evento com o objetivo de acolher famílias em situação de carência económica da freguesia de Paranhos, onde a universidade se insere. O repasto será composto de pratos tradicionais portugueses.
VENDA: O Hotel da Música recebe, no dia 14 de dezembro, uma venda de Natal solidária organizada pela Associação Lavoisier. Marcas como a Chiclinic, a Mel, a Argent, a CoisasMesmoBonitas, a SuiGeneris, a Bmore e a ZucaBrigadeiros estarão presentes no eventod e angariação de fundos. Dez por cento das receitas revertem para o grupo Amor Perfeito, mas além das compras, quem comparecer na feira pode entregar bens alimentares para a mesma instituição de apoio a sem-abrigo.
TEATRO: No dia 14 de dezembro, a Associação Lavoisier realiza um evento de angariação de fundos na Universidade de Évora, chamado ‘Lavoisier Histórias Mágicas’. Os contos serão lidos a crianças e pais, entre as 10h e as 12h, por Elsa Serra, Nuno Colaço, Cláudia Semedo e elementos do grupo de teatro Anzol Castiço. Com oferta de brindes e lanche, o acesso ao evento custa 10 euros.
BRINQUEDOS: Decorre na Biblioteca Municipal do Seixal, de 13 a 23 de dezembro a Biblioteca Municipal do Seixal, o Mercado dos Brinquedos, que pretende juntar brinquedos usados e distribuí-los, depois, a crianças entre os quatro e os 12 anos. Quem quiser fazer uma doação pode deslocar-se à biblioteca de terça a sexta-feira, das 10h às 20h30 r aos sábados das 14h30 às 20h30.
VELAS: Com o objetivo de vender um milhão de velas, a Cáritas está a dinamizar, mais uma vez, a campanha ’10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ (cada vela custa um euro). Mas ao mesmo tempo, vai apoiar o projeto ‘Toca a Todos’, que é uma iniciativa contra a pobreza infantil lançada por uma rádio pública holandesa e que tem por princípio base uma emissão de rádio non-stop com 3 Dj’s (apresentadores) a viver dentro de uma casa transparente. Os donativos partem de empresas e são gerados por conteúdos e pelas músicas pedidas pelos ouvintes que podem participar através do telefone, da internet ou diretamente no local.
PRISÕES: Os Samaritanos, uma associação de visitadores das prisões da região de Leiria, estão a tentar angariar, até ao final do ano, materiais como esferográficas, meias novas e cuecas para adoçar o Natal dos que estão presos. As doações podem ser entregues aos padres das diversas paróquias locais ou ao seminário de Leiria.
CRIANÇAS: ‘Uma prenda para todos’ é a ação de Natal que o hospital veterinário Eden Vet organiza em 2114, convidando os seus funcionários, clientes e população em geral a apadrinharem as cartas que as crianças órfãs das Aldeias SOS de Portugal escreveram ao Pai Natal. A empresa recebe as missivas dos miúdos e tenta arranjar padrinhos para todos, antes do dia 24 de dezembro.
CABO VERDE: Todos os que reservarem viagens para Cabo Verde, até 31 de dezembro, através da Soltrópico, estarão a contribuir com 20 euros para apoiar e auxiliar a população da ilha do Fogo, afectada pela erupção de um vulcão. Além da verba angariada, os clientes podem ajudar com a doação de bens, como lençóis, produtos de higiene, água, fraldas, comida para bebés, máscaras de protecção, cobertores, entre outros.
XI-CORAÇÃO: A Fundação Rui Osório de Castro está a vender a sua mascote – o Xi-coração – como o presente ideal para esta quadra natalícia. A compra deste boneco de peluche com braços enormes, simbolizando o aconchego de um abraço mascote, contribui para ajudar crianças com cancro, em especial as que se encontram em tratamento nos hospitais oncológicos, e para desenvovler a missão da fundação.
NATUREZA: O hotel Herdade da Cortesia, situado em Avis, aderiu ao programa Check Out for Nature, do World Wide Fund, para ajudar à causa da conservação da natureza e da biodiversidade. Assim, todos os clientes verão adicionada à sua conta, no momento da saída, a quantia de um euro, que funcionará como uma espécie de doação voluntária para o WWF e respetivas atividades de conservação em Portugal.
EMBRULHOS: Até ao dia 9 de janeiro, os clientes das lojas Well’s poderão comprar, por um euro, um conjunto de 14 etiquetas de Natal, ilustradas com desejos de crianças, ainda por realizar. O valor angariado com esta venda reverterá, na totalidade, para a Fundação Make-A-Wish quepoderá assim continuar a realizar desejos.
MUSICOTERAPIA: Pelo 2º ano consecutivo, a SIC Esperança e a Porto Editora lançam um projeto de Natal que visa a criação de salas de musicoterapia para autistas. Por cada livro infantil sinalizado com o autocolante do projeto, estará a contribuir com um euros para a causa. A 1ª edição do projeto permitiu equipar 5 salas de musicoterapia em Instituições por todo o país.
MERCEARIA: O Banco de Informação de Pais para Pais, ou BIPP, tem um novo projeto: a mercearia gourmet. Os doces, licores, temperos, vinhos e azeites caseiros feitos pelos voluntários do “banco” foram apresentados no Fórum Picoas e podem ser comprados via Facebook.