O projeto chama-se “Caixa dos Sorrisos” e tem como objetivo “o combate à pobreza e melhoria da dieta alimentar dos agregados” familiares. As cerca de mil pessoas que vão assistir à formação também irão receber um cabaz com bens alimentares.
Entre os itens do cabaz constam água e salsichas de frango, por exemplo, bens não muito comuns neste tipo de entregas mas que visam uma mensagem: “Às vezes há produtos mais saudáveis e muitas vezes o preço nem é tão diferente”, apontou Carla Lima, coordenadora da Cruz Vermelha da Trofa. Acrescem aos bens enumerados azeite, arroz, óleo, atum, leite, entre outros produtos.
Atualmente, a delegação da CV da Trofa entrega, mensalmente, três dezenas de cabazes alimentares em regime de “emergência”, ou seja, e como destacou Carla Lima, este número corresponde a “mais ou menos um pedido de emergência por cada dia do mês”.
“Notamos cada vez mais procura e menos oferta. Os produtos do programa europeu reduziram-se para metade face a 2013, numa altura em que houve boom de pedidos e tendo consciência de que as questões alimentares não podem ser descuradas”, concluiu a coordenadora da delegação da Trofa.