O Novo Auditório da Assembleia da República, em Lisboa, recebe, hoje, dia 24, o Fórum Cidadania Para a Promoção da Saúde, promovido pela associação Mundo a Sorrir, fundada por Miguel Pavão, vencedor da primeira edição dos prémios Os Nossos Heróis, uma iniciativa do Montepio e da VISÃO Solidária, que distingue aqueles que se dedicam à solidariedade social.
A abertura do encontro estará a cargo do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, mas o evento também conta com as participações da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, Manuela Ramalho Eanes, Maria de Belém Roseira e do investigador Alexandre Castro Caldas, entre outras personalidades que integram os diferentes painéis de discussão.
Qual o papel das autarquias? Como estimular o cidadão para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis? Como assegurar a intervenção da economia social e das organizações sociais? Serão alguns dos temas discutidos ao longo da manhã.
A associação Mundo a Sorrir (MAS) também vai apresentar um estudo sobre o impacto das suas atividades.
A MAS soma nove anos de promoção da saúde oral, quando começou contava com 12 voluntários, hoje são mais de 60, entre médicos, dentistas, higienistas orais e nutricionistas). A organização ajudou a devolver o sorriso a 163 mil pessoas (50 mil nos programas desenvolvidos em Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe).
O Fórum Cidadania para a Promoção da Saúde, que conta com o apoio da Comissão Parlamentar de Saúde e a Assembleia da República, tem como objetivo promover a discussão pública sobre o papel que a sociedade civil pode desempenhar em matéria de saúde. A programação completa está disponível aqui.
Recorde as crónicas do colunista da VISÃO Solidária e Herói do Ano Miguel Pavão, fundador da associação Mundo a Sorrir.