Conhecer a zona histórica do Porto e, pelo meio, ter uma experiência de voluntariado é a proposta da agência de turismo Heart & Journeys, fundada por dois jovens amigos do Porto.
Henrique Vasconcelos, 25 anos, e Rosário Calheiros, 28, criaram vários pacotes que incluem Tours pelos locais mais emblemáticos da cidade e ações de voluntariado na comunidade local, que podem passar pela limpeza de praias, trabalhos de manutenção de monumentos ou atividades em IPSS. O equilíbrio entre o passeio e a oferta de trabalho social fica ao critério dos viajantes.
“O nosso público-alvo são os jovens do Reino Unido, que estão mais sensibilizados para o modelo do turismo social”, explica Rosário Calheiros à VISÃO Solidária. De acordo com a agência, existem cerca de 1,6 milhões de ‘volunturistas’ britânicos, entre os 18 e os 35 anos, a circular pelo mundo, todos os anos. Contudo, a sua atividade também já despertou o interesse de gregos, brasileiros e, claro, portugueses.
Mas o modelo de negócio da Hearts & Journeys não fica por aqui: “Por cada pacote vendido a agência oferece uma experiência turística a um jovem com carências económicas”.
Os beneficiários da oferta serão selecionados por instituições que estão no terreno, como a associação Transformers que desenvolve a sua ação junto de jovens carenciados, e terão direito a experiências personalizadas, de acordo com os seus gostos. “Esta experiência pode abrir-lhes horizontes para terem novos objetivos de vida”, acredita Rosário Calheiros.
Os fundadores da Heart & Journeys pretendem atuar como um negócio social, explica a cofundadora da empresa: “queremos atuar como um negócio social, ser sustentáveis, pagar salários, mas usar os excedentes para oferecer mais experiências”.
Por enquanto, a agência só tem programas para a cidade do Porto, mas o objetivo é estender a atividade a outras cidades do país.
Rosário Calheiros e Henrique Vasconcelos, fundadores da Hearts & Journeys