A aplicação portuguesa ColorADD venceu o prémio internacional Mobile For Good Europe Awards, na categoria de Acessibilidade, atribuído pela Fundação Vodafone.
Esta aplicação permite que os daltónicos (mais de 350 milhões de pessoas no mundo) consigam identificar as cores dos objetos através da câmara de um telemóvel. Uma ajuda fundamental na hora de optar por linhas de transportes públicos ou para reconhecer qual a prioridade da triagem hospitalar, por exemplo.
Ao apontar a câmara do telefone para os objetos, o nome da cor analisada surge no topo do ecrã por escrito, acompanhada pelo símbolo do código ColorADD correspondente.
Também é possível analisar imagens previamente guardadas e, até, partilhá-las nas redes sociais. Com os 30 mil euros do prémio atribuído pela Fundação Vodafone, os investigadores Miguel Neiva, Rui Cardoso, Rui Seiça e Marta Lisboa vão desenvolver outras potencialidades da aplicação. Uma das prioridades será lançar as versões para Android e Windows Mobile, já que neste momento a app só está disponível para iPhone.
A ColorADD também passará a estar disponível em Espanhol e Francês e será criado um sistema de voz para ditar a cor identificada.
O prémio irá, ainda, permitir que sejam desenvolvidos jogos para crianças daltónicas identificarem as cores.
Os Mobile For Good Europe Awards premeiam aplicações para smartphones que melhorem a qualidade de vida da população através das novas tecnologias.
A equipa da ColorADD com os dois elementos da Vodafone (ao centro) que lhes entregaram o prémio