Tudo começou há mais de dez anos, quando os produtores musicais Mark Johnson e Whitney Kroenke partiram numa aventura em busca de músicos de rua talentosos pelos Estados Unidos da América. A epopeia daria origem a um documentário que, mais tarde, se transformou num movimento global.
O espetáculo Playing for Change conta com músicos de todo o mundo. Brasil, França, Itália, Cuba e Japão são alguns dos países de origem dos músicos que vão atuar em Portugal. O primeiro concerto realiza-se hoje, dia 18, no Teatro Tivoli, em Lisboa, o segundo é amanhã, dia 19, na Casa da Música, Porto, a mesma sala que esgotaram no ano passado.
Clássicos como Stand By Me e Gimme Shelter são alguns dos temas que fazem parte do concerto. A primeira parte estará a cargo do músico português Edu Mondo.
Parte dos lucros da tournée de Natal reverte para a Fundação Playing For Change, que financia escolas de música para crianças, originárias de contextos sociais vulneráveis, em vários países do mundo, como o Nepal, Gana, África do Sul, Tailândia e Mali.
Keith Richards é o mais recente padrinho do movimento, que também conta com o apoio de Bono Vox vocalista dos U2.