Este ano, a reciclagem das cápsulas de café da Nespresso rendeu 67 toneladas de arroz ao Banco Alimentar Contra a Fome, o equivalente a mais de 1 milhão de refeições.
As borras de café das cápsulas recolhidas são integradas num composto agrícola, utilizado na fertilização de terrenos de cultivo de arroz no Alentejo. Depois de colhido, o arroz é embalado e doado ao Banco Alimentar Contra a Fome.
Atualmente, existem mais de 270 pontos de recolha espalhados pelo país.
O sucesso da iniciativa, criada pela Nespresso Portugal, tornou-a num case study internacional. Espanha já adotou o projeto. Em breve, outros países europeus deverão seguir o exemplo.
Desde o início da campanha, em 2010, já foram doadas 190 toneladas de arroz, o equivalente a 3,8 milhões de refeições.
A campanha de recolha de alimentos nos supermercados do Banco Alimentar realizou-se no fim de semana passado mas, até 8 de dezembro, as pessoas podem continuar a contribuir através da campanha Ajuda Vale, comprando nas caixas de supermercado vales com códigos de barras correspondentes aos alimentos doados.
A plataforma www.alimentestaideia.net permite doar alimentos à distância. Além de escolher, individualmente, os alimentos doados, também é possível oferecer um cabaz no valor de 9,82 euros. O site permite, ainda, escolher o Banco Alimentar onde será entregue o donativo.