Não é muito comum os ensaios estarem abertos ao público, mas a peça Os Reis da Comédia vai ter um lado solidário que passa precisamente por abrir a porta do Teatro Tivoli ainda em fase de testes.
No dia 21 de novembro, pelas 21h30, o ensaio geral d’Os Reis da Comédia vai funcionar como um dia normal, só que as receita da bilheteira (700 bilhetes a 5 euros) reverterão a favor da Bolsa Social do CADIn – o preço das sessões seguintes varia entre 12,5 e 20 euros.
Se os bilhetes esgotarem, os 3500 euros angariados permitirão que pelo menos duas crianças ou jovens tenham acesso a acompanhamento durante 1 ano (consultas e terapias) através daquela bolsa.
A peça conta a história de dois humoristas de sucesso que andam há 40 anos a fazer rir o País, mas que não se falam há mais de uma década. Quando finalmente acedem a um frente a frente, o re-encontro torna-se numa pequena guerra, com memórias desenterradas a virem a lume e pequena quezílias a serem reacendidas. Assinada por Neil Simon, dramaturgo americano contemporâneo, Os Reis da Comédia é interpretada por José Pedro Gomes, Rui Mendes, Jorge Mourato, Carla de Sá, Diogo Leite e Rui de Sá.
Além desta iniciativa, o CADin – centro de apoio a crianças e jovens com alterações do desenvolvimento ou problemas comportamentais – tem ainda prevista uma Feira de Natal, nos dia 1 e 2 de dezembro, destinada a angariar fundos para a sua bolsa social (que apoia, neste momento, 400 famílias).
À venda, entre as 11 horas e as 19 (no Edifício CADin, na Estrada da Malveira, Cascais), estarão acessórios de moda, peças de roupa de adulto e criança, artigos de pele, joias, bijutaria, livros, jogos, artigos goumet, presépios, etc. Haverá também uma banca de rifas.