Duzentos e um pacotes de leite, 31 de esparguete, 27 kg de arroz, 24,25l de azeite, 19 latas de atum, quatro de salsichas, quatro de feijão enlatado e duas de grão-de-bico. Mais umas quantas coisas, que incluem ainda duas caixas de cereais e uma tablete de chocolate. É este o balanço provisório da campanha de recolha de alimentos lançada pela junta de freguesia da Lapa, no centro de Lisboa, e que se prolonga até sexta-feira, dia 19.
“Da Lapa para a Lapa” é o nome da campanha de recolha de bens essenciais, posta em prática pela junta de Freguesia, para dar resposta às necessidades da população carenciada. A recolha é feita junto dos moradores que possam, para depois ser distribuída… pelos moradores que precisam.
No total, a junta de freguesia apoia (através de protocolos com instituições de solidariedade social como a Acreditar, a Pro-Dignitate ou as Conferências S. Vicente de Paulo, com distribuidores como o Pingo Doce ou o Euromarché ou Instituições particulares como os Salesianos ou o restaurante o Chef), com este projeto, 134 agregados familiares, num total de 322 pessoas.
A junta continua a recolher bens de primeira necessidade até 19 de outubro (entre as 9 e as 18 horas) na R. das Trinas, 131. De lá, saem “laços solidários” para a mesma freguesia.