Apesar dos tempos de crise, o espírito solidário dos portugueses fez-se notar na 3ª edição do Banco Escolar, uma iniciativa promovida em parceria pela marca de escritório Staples e pela plataforma solidária Entrajuda.
Ao longo das três semanas da campanha, foram angariados 35 593 mil euros. Agora, o dinheiro será convertido em material escolar e entregue a instituições de solidariedade social, espalhadas por todo o país, que o farão chegar às crianças em idade escolar de famílias carenciadas.
Um dos objetivos fundamentais do projeto é prevenir o insucesso e o abandono escolar.
A principal forma de angariação de fundos foi através de vales de compras disponibilizados nas lojas Staples, no valor de um e dois euros, que os clientes podiam adicionar às suas compras. Enquanto a partilha da campanha nas redes sociais valia 50 cêntimos.
Este ano, pela primeira vez, foi eleito o doador mais solidário. A vencedora foi Alexandra Santos, da Lourinhã, que terá a responsabilidade de escolher uma instituição a quem a Staples vai doar 2500 euros.
A presidente da Entrajuda, Isabel Jonet, destacou o espírito solidário que permitiu o sucesso da campanha: “Os portugueses mostraram a sua generosidade com esta fantástica adesão ao projeto Banco Escolar que tem um cariz social muito relevante, tendo em conta que estamos a criar condições para que crianças carenciadas tenham melhores condições para iniciar o ano letivo.”