A partir de 2 de julho, a companhia aérea EasyJet vai recolher donativos durante os seus voos. A iniciativa, com o nome de Change For Good, resulta de uma parceria com a UNICEF, válida por três anos. Será a própria tripulação a fazer circular pelos passageiros uma bolsa de donativos, criada especificamente para esta campanha.
O dinheiro arrecadado será usado para patrocinar as missões da UNICEF pelo mundo. Por exemplo, 7 euros dão para fornecer 20 saquetas de PlumpyNut, um alimento especial para crianças gravemente mal nutridas; 7,50 euros chegam para mil cápsulas de vitamina A; 10 euros são suficientes para comprar 90 doses de vacinas contra a poliomielite; 14 euros valem 241 saquetas de reidratação oral e 30 euros compram 136 doses de vacinas contra o sarampo.
Se cada passageiro doar 1 euro, será possível angariar 55 milhões ao fim de um ano.
A UNICEF é a maior organização do mundo dedicada à luta pela proteção das crianças, está presente em 190 países. Apesar de pertencer à esfera das Nações Unidas, a instituição não é financiada pelo seu orçamento. Depende inteiramente de doações voluntárias de cidadãos, governos e outras instituições públicas e privadas.